Cidades
Há seis anos sem rebeliões, AL é Estado que mais emprega reeducandos
Governo vem apostando em capacitação profissional, aparelhamento do sistema e humanização para manter a estabilidade do sistema

Os investimentos em capacitação profissional, aparelhamento das unidades e ações de humanização são a aposta do Governo do Estado de Alagoas para evitar rebeliões no sistema prisional. Há seis anos sem registrar rebeliões, os esforços têm mantido a segurança da população e fortalecido a ressocialização dos custodiados.
Segundo a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), a última rebelião ocorreu em dezembro de 2010 e, desde então, toda atividade anormal tem sido controlada, impedindo a evolução para situações mais graves. Para o secretário, tenente-coronel Marcos Sérgio de Freitas, o trabalho desenvolvido pelos agentes penitenciários é fator determinante para a estabilidade nas unidades prisionais.
Segundo dados que reforçam essa política, Alagoas é, proporcionalmente, o Estado no País que mais emprega reeducandos no mercado de trabalho, através de convênios com várias secretarias e órgãos do Executivo e da iniciativa privada.
“São os agentes penitenciários que estão lá efetivamente com essa difícil missão de fazer cumprir a execução penal. Graças ao investimento em capacitação profissional, esses servidores estão mais preparados para agir em qualquer situação anormal”, explicou.
O secretário destacou ainda o incentivo do Governo do Estado na política ressocializadora. “Desde os primeiros dias de mandato, o governador Renan Filho nos passou a determinação para fomentarmos a ressocialização, Portanto, hoje somos o Estado que proporcionalmente mais emprega reeducandos no mercado de trabalho através dos convênios. Isso, aliado à tecnicidade dos servidores, tem proporcionado a melhoria no sistema prisional”, afirma o secretário.
Hoje, Alagoas possui um terço dos reeducandos do regime semiaberto trabalhando em empresas do setor público e da iniciativa privada. São 27 convênios, 514 pessoas empregadas e a meta é ampliar este número para 800 apenados até o final do ano.
Investimento
Nos últimos anos, o investimento no sistema prisional tem sido ampliado com aquisições de armamentos, equipamentos de segurança e aparelhamento das unidades. Além disso, a instalação da central de videomonitoramento, com 440 câmeras instaladas em pontos estratégicos, permite mais controle, segurança e eficiência na atuação dos agentes penitenciários.
Na última terça-feira (17), o Secretário de Ressocialização, tenente-coronel Marcos Sérgio de Freitas, esteve reunido com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e outros secretários de Segurança do país, para discutir o plano nacional de segurança nos presídios. Na ocasião, Alagoas foi contemplado com R$ 44 milhões para aquisição de novos equipamentos e construção de novos presídios.
Os recursos servirão também para que os agentes tenham melhores condições de trabalho, utilizando novos equipamentos. A intenção é que Alagoas continue longe da crise que assola presídios de outras unidades federativas.
“Alagoas foi contemplada com o envio de R$ 44 mi para aquisição de novos equipamentos e construção de presídios. Em breve, nossos agentes terão melhores condições de trabalho. Trata-se de um compromisso do Governo do Estado: investir nas forças de segurança e promover a justiça no cárcere”, destaca o secretário de Ressocialização.
Mais lidas
-
1Iluminada
Lua do Veado: quando e como será o fenômeno lunar que só acontece em julho
-
2Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
3Mistério e suspense
O que acontece no final de Ángela? Entenda desfecho da minissérie espanhola
-
4Invencível amor!
Quando Diná se apaixona por Otávio Jordão em 'A Viagem'?
-
5Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'