Cidades

Proerd Comunitário chega à comunidade no Litoral Norte de Maceió

Combate às drogas e melhora no convívio familiar são as principais ferramentas do programa

Por Agência Alagoas 15/01/2017 10h37
Proerd Comunitário chega à comunidade no Litoral Norte de Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

O mundo da criminalidade, por vezes, se torna mais atraente para crianças e adolescentes que vivem em comunidades marginalizadas. Afastadas dos grandes centros, os jovens e suas famílias, acabam sofrendo com o descaso e ficam a mercê da violência, do consumo de drogas e até do envolvimento com o tráfico. Mas, um programa que une escola, pais, alunos e comunidade vem mudando essa realidade.

Por meio do Núcleo de Política de Prevenção, a Secretária de Estado da Segurança Pública (SSP), levou o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) Comunitário à Escola Neide Freitas Santos, no povoado Saúde, localizado no bairro de Ipioca.

Entre palestras, distribuição de cartilhas e sorteio de brindes a diretora da escola, Patrícia Bonfim, destacou a importância do programa no povoado. “Temos uma comunidade humilde e violenta aqui, então os alunos acabam sendo mal influenciados, achando que só vão ser populares se encaixando nesse universo perigoso. O programa além de reativar a relação entre escola e comunidade, vem para conscientizá-los de todo o perigo de se envolver com o mundo das drogas”, disse a diretora.

Implantado há dois anos por toda Alagoas, o Proerd Comunitário, além de mostrar aos jovens como resistir às drogas, integra família e comunidade indicando as melhores maneiras de detectar o envolvimento ou consumo de drogas por parte dos filhos e até mesmo dá dicas de como melhorar o convívio familiar.

Dona Izabele, de 78 anos, é dona de casa, bisavó e já está ansiosa com toda informação que continuará recebendo até o final do programa. Apesar da idade, ela fez questão de entender o intuito das aulas e as tarefas que deve trabalhar com sua família. “Eu nunca tive estudo, tô feliz de ver meu meninos na escola, não usando nenhum tipo de droga. Acho que isso aqui vai servir mais pra mim, porque meu marido bebe muito, vou levar isso tudinho que ouvi aqui lá pra casa, ensinar eles como se faz”, contou empolgada a bisavó.

Durante o evento a Coronel Valdenize, coordenadora do programa no Estado, explicou a inclusão da integração com a comunidade. “Vamos preparar os pais para que  saibam dialogar com seus filhos e perceber comportamentos diferentes deles sendo possível prevenir antes que qualquer tragédia aconteça. Eles vão entender e conhecer os diferente tipos de drogas no mundo de hoje e identificar sintomas de uso, sejam eles comportamentais ou físicos”, frisou a coordenadora.

A coronel ainda contou que, normalmente, os pais são analfabetos e não tiveram a oportunidade que seus filhos estão tendo. Então, eles também recebem cartilhas e caixas de ferramentas que indicam como podem ensinar seus filhos e se fazerem mais presentes na vida educacional. Regrando o que podem assistir, conhecer e dizer não às más amizades e também conhecer exemplos de pais que perderam seus filhos para as drogas.

PROERD COMUNITÁRIO NO LITORAL NORTE

Desde 2010, o programa AABB Comunidade se uniu ao Proerd, juntos já atenderam mais de mil crianças entre Garça torta e Sauaçuy. Antes, apenas crianças e adolescentes participavam do projeto que se expandiu para atender também a comunidade, integrando o Proerd Comunitário a ação social.

“Em média seis escolas já vêm participando do programa, antes voltado para os jovens. Percebendo a necessidade de unir jovem e família, nós agregamos o Proerd Comunitário que deve crescer mais e mais em parceria com nossa ação social”, frisou a assistente social voluntária do programa da AABB, Vera Leide.

O Proerd Alagoas é desenvolvido há 15 anos pela Polícia Militar e já formou mais de 100 mil pessoas. Inicialmente, desenvolvido em escolas, abrange, atualmente, além das crianças e adolescentes, os pais, responsáveis e toda a comunidade onde é implantado o projeto.