Cidades

Donos de food trucks protestam contra proibição de funcionamento no Alagoinhas

Nota enviada pela SMCCU na noite de hoje solicita saída dos comerciantes até a próxima segunda-feira (16)

13/01/2017 21h55
Donos de food trucks protestam contra proibição de funcionamento no Alagoinhas
Reprodução - Foto: Assessoria

Um dos mais importantes nichos de mercado alimentício em Maceió está ameaçado. Os donos de food trucks que funcionam no estacionamento do Alagoinhas, na Ponta Verde, foram surpreendidos, na noite desta sexta-feira (13), como uma nota enviada pela Superintêndencia Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) que solicita a saída dos comerciantes até a terça feira, dia 17 de Janeiro..

De acordo com a empresária Joana Bezerra, a decisão de expulsão deixou os empresários assustados, visto que não foi informado o motivo e o próprio local já se tornou consolidado como ponto turístico da cidade. “Fomos pegos de surpresa com uma nota enviada às 18h. Não sabemos o motivo da saída e nem fomos procurados. Estamos aqui faz dois anos e fizemos um investimento alto em estrutura para adequar os food trucks com iluminação, limpeza, dedetizacao, banheiros químicos, segurança e ntervenções culturais.”, diz a comerciante.

Instalados em uma área de 40m, a praça de alimentação para comidas rápidas cresceu o número de clientes, o que revela ainda um interesse maior do público pela comida e pelo uso do espaço público como passeio gastrônomico. “Estamos em um momento de alta temporada e com um fluxo grande de turistas. Quando chegamos aqui a área era abandonada e agora mudamos todo esse cenário”, explica a comerciante.

Ao todo são 15 food trucks e 2 food bikes que funcionam no local. O ponto do Alagoinhas foi escolhido pela Prefeitura de Maceió em 2015 como um local adequado para a comercialização dos alimentos, antes os trailers estavam na Avenida Dr. Antônio Carlos Gouveia, na Pajuçara. “O próprio prefeito [Rui Palmeira] nos colocou aqui no Alagoinhas. Tivemos um investimento alto e conseguimos aceitabilidade. Queremos agora um reconhecimento do município como nosso aliado. O turista ama isso aqui, pois isso virou uma área de convívio para toda a família”, conta a comerciante.

Ainda segundo Joana Bezerra, todos os trailers estão devidamente regularizados quanto à taxa de bombeiro e o alvará emitido pela vigilância sanitária. Agora os comerciantes informam que vão mobilizar simpatizantes e clientes nas redes sociais para organizar um protesto.

A equipe de reportagem do Tribuna Hoje tentou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maceió para esclarecer o ocorrido, mas não obteve nenhum retorno.