Cidades
Obras dos eixos viários de Maceió chegam à fase de mobilidade para pedestres
Eixo Quartel foca na otimização e execução de passeios e assentamento do piso tátil

Ao projetar melhorias na mobilidade urbana, o Estado traça um novo caminho de otimização nos trajetos enfrentados diariamente pelos alagoanos. Como parte desta mudança, as obras dos eixos viários, que prometem minimizar o congestionamento de uma das principais avenidas da capital, a Fernandes Lima, evoluem nitidamente em Maceió.
Na área externa do trecho Quartel, a equipe técnica da Secretaria do Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) trabalha na melhoria de mobilidade para os pedestres com a execução do assentamento do piso tátil direcional dos passeios, localizado na rua Coronel Lima Rocha – ao lado do Borrachão. Neste ponto, já é realizada também a regularização e compactação dos passeios para dar início a fase de concretagem.
Os avanços seguem ainda na via interna do eixo, como destaca o secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório.
(Foto: Agência Alagoas)
“Além de dar prosseguimento nas atividades de regularização e compactação do passeio nesta área, a equipe já lidera as obras do meio fio que agora se encontram na etapa de assentamento e começa a execução do bueiro, juntamente com a rede de drenagem na região”, explica o secretário executivo.
Do outro lado da avenida, na parte interna do Cepa, a produção continua com a passagem de nível por meio da implantação de rampas de acesso, impermeabilização de peças pré-moldadas e concretagem do piso. Na via que corta o Portugal Ramalho, o eixo entra em fase de execução dos tapumes para isolamento da área. Já na ladeira do Teobaldo, a equipe promove os levantamentos e cadastros topográficos.
Para a próxima etapa do projeto, será feito o complemento da pavimentação da via que corta o Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa). Até o momento, já foram executados e finalizados 90 metros de pavimentação apenas neste trecho.
Eixos viários
Com a proposta de minimizar os congestionamentos e atuar como alternativa viária à Avenida Fernandes Lima, o Governo de Alagoas aposta na implantação dos eixos Quartel e Cepa. De formato binário, duas vias paralelas de mão única e sentido contrário, irão permitir facilidade e mais comodidade à população no acesso a parte alta e baixa da cidade.
(Foto: Agência Alagoas)
O eixo Quartel terá cerca de seis quilômetros de extensão, desde a rua Marieta Lages, no bairro do Farol até a rua Ranildo Cavancante, na Gruta. Já o trecho Cepa, conta com nove quilômetros de comprimento, indo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) até as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
4Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?