Cidades

Vigilância Sanitária alerta para cuidados com a alimentação na virada do ano

Cuidados com a higiene das mãos são imprescindíveis

31/12/2016 15h49
Vigilância Sanitária alerta para cuidados com a alimentação na virada do ano
Reprodução - Foto: Assessoria

Com a variedade de festas de ano novo, época em que o consumo de alimentos e bebidas aumenta, a população deve ter alguns cuidados na hora de adquirir esses produtos. E, para garantir a saúde dos consumidores, a Vigilância Sanitária Estadual alerta sobre os cuidados mais importantes durante os festejos.

O diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, explicou que a primeira atitude que o comprador deve ter é observar as condições do local, onde estão sendo comercializados os pratos e se estão acondicionando e manipulando corretamente os produtos.

“O local deve estar limpo e o vendedor deve usar bata, luvas e manter as unhas cortadas. Também não deve fazer uso de acessórios (anel, aliança e outros) e evitar contato com dinheiro, enquanto estiver comercializando os produtos”, explicou o diretor.

Bezerra ressaltou que, esses cuidados são essenciais para assegurar a higienização correta, evitando que o comprador seja exposto a alimentos danosos à sua saúde.

No caso de alimentos, como pastéis, esfirras e empadas, o consumidor deve observar como esses produtos estão sendo guardados e certificar-se da data de sua produção. “Esses alimentos devem ser consumidos em até 24 horas após seu preparo”, alertou.

O diretor afirmou que, os cuidados com a higiene das mãos devem ser particularmente observados. “Em eventos sociais normalmente existe muito contato físico e as mãos devem ser constantemente higienizadas para evitar a contaminação”, destacou.

O consumo de bebidas alcoólicas de origem e composição desconhecidas, também deve ser evitado. “Misturas de aguardentes com ingredientes desconhecidos podem provocar reações e o consumidor precisa estar atento ao que ingere para evitar  intoxicação”, alertou Paulo.

De acordo com o comerciante Aldemir da Silva, que trabalha com a venda de bebidas na área da feirinha da Pajuçara, as dicas são importantes e sempre alerta seus consumidores sobre a higiene e segurança no consumo. 

“Gelos do tipo escama não servem para ser consumidos e são usados apenas para gelar os produtos. Às vezes os clientes pedem o gelo, mas sempre alerto que eles não são apropriados para ser consumido”, ressaltou Aldemir.   

Outro cuidado importante está com o uso do banheiro.  “Além de sempre lavar as mãos, deve-se ter o cuidado de utilizar papéis para abrir ou fechar as portas do sanitário. As maçanetas são locais propícios para infecção e precisam de uma atenção extra por parte de todos”, ensinou Paulo Bezerra.