Cidades

Réveillon: roupas de cor branca são mais procuradas pelos consumidores

Além de apostar na tonalidade para atrair paz e energias positivas, supersticiosos fazem questão de usar roupa nova na virada

Por Tribuna Independente 30/12/2016 07h56
Réveillon: roupas de cor branca são mais procuradas pelos consumidores
Reprodução - Foto: Assessoria

O branco simboliza a paz e já virou tradição das roupas para o Réveillon. A quem diga ser sagrado passar a virada do ano com esta cor, que é clássica da data 31 de dezembro. Para muitos ela significa a purificação de energias antigas na busca de coisas novas, transmite calma e pureza, inocência e esperança no bem. E para entrar no clima, as vitrines das lojas no Centro da capital alagoana, estão repletas de opções do tom, seja para adultos e crianças.

Segundo os consumidores entrevistados, além da cor branca, a roupa também tem que ser nova para que as energias sejam renovadas; e para conquistar a clientela e vender bastante, muitas marcas nacionais apostam em suas coleções em peças na tonalidade, que nada mais é que a junção de todas as cores.

Os supersticiosos garantem que o amarelo atrai dinheiro, o vermelho atrai a paixão e o verde, a esperança. A recepcionista Patrícia Goncalves vai usar a cor branca porque quer paz para 2017. “O branco revela sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais. Equilibra a aura e traz para o interior a sensação de proteção”, acredita. “Pode até ter outra cor, mas o branco tem que prevalecer, e a roupa ser nova também”.

A enfermeira Mônica Lima diz que não abre mão da cor branca para a virada do ano e a peça deve ser nova. “Comprei amarelo pra esse ano, mas fui comprar branco porque me sinto bem melhor com a cor da paz, acho interessante esse sentimento da cor”.

O jornalista Nicolas Albuquerque do mesmo modo não dispensa a cor branca. Ele diz que não se importa se a roupa não for nova, mas a tonalidade sim. “Visto branco porque traz paz e boas energias. A camisa é sempre branca. Aliás, já faz três anos que uso a mesma, mas na virada vou mudar de camisa porque ganhei outra na cor branca”, avisou.

Para empresário, uso da cor não tem influência

O empresário Wagner Hungria acredita que cor de roupa não tem influência alguma no ano que se aproxima. “Acho que o que nos proporciona ter paz, saúde, dinheiro é Deus. Vivemos a Lei da semeadura. Colhemos o que plantamos. Se plantamos amor, colhemos amor. Se plantamos paz, colhemos paz. Se queremos dinheiro, temos que trabalhar e ter uma vida fiel com Deus”, ressaltou.

A secretária Edjane Cordeiro diz que a cor independe, mas que tem que ter alguma peça de roupa nova, nem que seja uma calcinha. Dona Marluce de Lima disse não gostar da cor preta e opta sempre pelo tom azul céu, que remete ao manto de Nossa Senhora. Já Patrícia Oliveira afirma que o branco deve prevalecer, mas se achar algum modelo de roupa mais bonito, leva. “Se não tiver branco, pode ser uma cor clara. Mas tem que ser roupa nova”, defende.

A gerente Neide Maia contou que o consumidor está deixando mais de lado a cor branca, mas a procura ainda permanece. De acordo com ela, muitas mulheres estão alternando com tonalidades que estão na moda, como o azul bebê e o nude. “Os homens chegam procurando a cor branca também. Na área infantil, as mães preferem levar branco, nem que seja uma peça.”

Veja o significado de outras tonalidades

E para quem ainda não definiu a cor que vai usar no dia da virada, a Tribuna Independente listou o significado de cada cor. 

A cor branca sugere pureza, ordem, simplicidade, harmonia. É expressiva, estimula os sentidos, realça o bronzeado, mas em excesso promove o cansaço e a depressão.

A preta é uma cor sóbria, indica o silêncio. Quando brilhante, sugere nobreza, distinção e elegância.

A cinza revela que estamos incerteza ou neutralidade. É o próprio símbolo da indecisão e da ausência de energia, quanto mais sóbrio, mais se está desanimada e na monotonia.

A vermelha significa força e dinamismo. Funciona como estimulante. Tem ação poderosa sobre o estado de ânimo. É uma cor quente devendo ser usado com cautela, pois é uma cor enervante. Transborda vida e agitação.

A laranja tem a função de estimular e alegrar. É uma cor acolhedora, contagiante e quente, transborda irradiação e expansão.

A amarela age direto no sistema nervoso central. É muito luminosa, vibrante e forte, atrai a atenção com facilidade. Estimula a ação, o encorajamento e as realizações.

A verde é a cor universal da natureza. Tem efeito calmante, relaxante, tem frescor, harmonia e equilíbrio.

A azul tem efeito calmante e repousante, cor profunda. Preferida por adultos, pois traz uma certa maturidade.

A roxa é equivalente a um pensamento místico, ao mistério. Remete à nobreza e ao poder.

A marrom emana a impressão de algo denso. Sugere segurança e solidez.