Cidades

Em 2016, Algás se consolida como incentivadora de ações em prol da cidadania

Lançamento de edital social e patrocínio ao Cinema marcaram a atuação socialmente responsável da Companhia neste ano

Por Ascom/Algás 30/12/2016 11h32
Em 2016, Algás se consolida como incentivadora de ações em prol da cidadania
Reprodução - Foto: Assessoria

O compromisso social da Algás com os alagoanos é um dos pontos defendidos pela Companhia desde sua fundação. Neste ano, além das diversas ações em prol da cidadania que receberam incentivos da Companhia, o lançamento do Edital Algás Social foi uma iniciativa de destaque.

O apoio da empresa a ações sociais busca ampliar a qualidade de vida da sociedade alagoana. É o que explica o diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti.

“O nosso trabalho vai além da comercialização do gás natural. Acreditamos que também é preciso contribuir para a melhoria de índices da cidadania alagoana”, explica o presidente, acrescentando que a preocupação com o desenvolvimento social está presente nas ações internas e externas da Companhia.

Projetos

Para isso, a Companhia patrocina iniciativas que estejam em consonância com seus princípios e que aliem diversidade, consistência, continuidade e sustentabilidade.

É o caso da Creche Escola Estrela de Jesus, uma das ações que em 2016 recebeu incentivos financeiros da Algás. A instituição atende a crianças carentes no morro da Boa Vista, localizado no bairro de Ipioca, na faixa de 3 a 5 anos de idade e oferece diversas atividades educativas e atendimento odontológico.

A dona de casa, Ana Maria Nascimento, é uma das mais de 50 mães beneficiadas com o trabalho desenvolvido pela Creche, que é a única da comunidade. Para ela, se não fosse a atuação da instituição, muitas mães da região não teriam com quem deixar seus filhos enquanto trabalham.

“Tenho três filhas e todas passaram pela Creche. Posso falar por experiência própria da importância do espaço para as crianças da região, a instituição faz parte do nosso dia a dia”, conta Ana.

Além da Creche, a Algás apoiou em 2016 o Instituto Marina Tavares, a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Junior Achievement Alagoas.

O Edital

O lançamento do Edital Algás Social 2016-2017, em agosto deste ano, surgiu com a proposta de tornar o processo de seleção mais amplo e destinará valor individual de até R$ 30 mil para cada projeto, totalizando R$ 120 mil. “Na verdade, o edital marca uma nova forma de trabalhar com essas iniciativas sociais. É uma oportunidade de dar chances às pessoas que têm ideias interessantes, mas não conseguem apoio financeiro”, explica o gerente de marketing e comunicação da Companhia, Felipe Guimarães.

Entre as mais de 80 inscrições recebidas, os selecionados na primeira edição do edital foram: “3ª edição do Festival de Teatro de Alagoas (Festal)”, da Associação Artística Cia do Chapéu; “Folguedos Brincantes: lendas vivas”, da Casa da Amizade de Penedo; “Educação Ambiental e Consumo Consciente”, da Associação Teatral Nêga Fulô; e “Promoção de Práticas Sustentáveis de Saneamento Rural”, do Instituto Terraviva.

Cinema

Eventos como a Mostra Sururu de Cinema Alagoano e o Festival de Cinema de Penedo também receberam, mais uma vez, apoio da Algás ao longo deste ano. Para a Distribuidora, o apoio visa a contribuir para a divulgação de novas produções audiovisuais locais e na estruturação do cenário alagoano de cinema.

“A Companhia também se preocupa em distribuir cultura. Cumprindo esse objetivo, temos orgulho de apoiar o cinema por meio do Circuito Penedo de Cinema e ações como a Mostra Sururu”, completa Arnóbio.

Cidadania Corporativa

Todas as ações de responsabilidade social da Algás são orientadas pelas normas da Política de Cidadania da Companhia, que tem como base a missão institucional da Companhia: “prestar serviços de distribuição de gás, promovendo a integração energética e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Alagoas”.