Cidades

Projeto Nossa Praia fecha 2016 com 68 mil pessoas atendidas

No dia 28 deste mês, cinco ambulantes foram premiados pelo projeto por contribuir com a limpeza das praias

Por Assessoria 29/12/2016 15h36
Projeto Nossa Praia fecha 2016 com 68 mil pessoas atendidas
Reprodução - Foto: Assessoria

A meta do projeto, que vem chamando a atenção de banhistas e ambulantes, desde novembro de 2015, é promover ações educativas voltadas para a sensibilização da população para diminuir os impactos que os resíduos sólidos provocam no ecossistema marinho.

Na última quarta-feira (28), cinco ambulantes que trabalham nas praias de Maceió, entre a Jatiuca e a Pajuçara, e que mais se preocupam em manter suas áreas sem lixo, foram premiados com cadeiras e sombreiros. O Desafio Praia Limpa faz parte das ações do Nossa Praia para sensibilização dos usuários.

Só em 2016, o projeto realizou 26 ações, levando educação ambiental a 68 mil pessoas que aproveitam o período de verão para curtir as belezas naturais do Estado. Um total de 27 mil objetos foram distribuídos durante as ações, entre eles sacolas biodegradáveis, lixeiras para carro e cartão postal plantável.

Neste último ano, a equipe do projeto esteve em 17 praias de Alagoas, entre elas a Praia do Francês, Guaxuma, Gunga, Jatiúca, Maragogi, Mirante da Sereia, Pajuçara, Cruz das Almas, Penedo, Ponta Verde, Praia de Sobral, Praia da Avenida e Garça Torta.

Além da distribuição de materiais sustentáveis, os agentes do projeto conversam com ambulantes e banhistas sobre a importância de manter as praias limpas. Faixas e placas educativas também são espalhadas pelas praias para chamar a atenção da população, enquanto dois mascotes, uma tartaruga e um peixe boi, animam os transeuntes.

Outras ações ainda fazem parte da programação, como exposição de projetos com sabão ecológico, reciclagem de papel e animais empalhados do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

A Gerência de Educação Ambiental do IMA iniciou, no mês de novembro, os contatos com bares, restaurantes e hotéis para apresentar as novidades do projeto. A equipe está concluindo o calendário de ações, que deve contemplar as praias alagoanas até o final da alta estação, com o término do carnaval.

O projeto tem perfis em redes sociais como Facebook (facebook.com/nossapraiaal) e Instagram (instagram.com/nossapraiaal), além de um hotsite (ima.al.gov.br/nossapraia). Dúvidas também podem ser tiradas através do número 82 3315-1747.