Cidades

Técnico destaca avanços do sistema de transporte urbano em 2016

Frota foi renovada e além dos novos veículos, também foi implantada a nova identidade visual

Por Secom 28/12/2016 01h46
Técnico destaca avanços do sistema de transporte urbano em 2016
Reprodução - Foto: Assessoria

O ano de 2016 foi marcado por medidas que trouxeram inovações para o serviço prestado à população pelo sistema de transporte urbano por ônibus coletivos em Maceió. O início dos ações previstas na licitação do transporte coletivo e o funcionamento do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) foram alguns dos destaques neste ano.

Depois da primeira audiência aberta ao público para consulta sobre a licitação, em 2014, o lançamento do edital e a assinatura dos contratos em 2015, as empresas vencedoras do processo licitatório passaram pelo processo de transição das linhas de ônibus com os bairros, dividido em quatro lotes, passando a ter novas empresas operadoras funcionando a partir do primeiro semestre deste ano.

A frota foi renovada e além dos novos veículos, também foi implantada a nova identidade visual. “A ideia da padronização é mostrar aos usuários, de maneira clara, o lote do qual faz parte cada linha e dar foco ao sistema e não às empresas operadoras”, explica o diretor de Planejamento e Engenharia de Tráfego da SMTT, Roberto Barreiros.

A expansão da integração temporal, que já existia de forma experimental entre algumas linhas urbanas, permitiu a interligação de regiões da cidade que não contavam com ônibus que faziam conexão direta entre elas, dando mais mobilidade aos usuários. “Agora, aqueles que possuem qualquer tipo do cartão Bem Legal podem embarcar em mais uma linha dentro do período de uma hora e meia, pagando apenas uma passagem se as linhas tiverem integração entre si e estiverem no mesmo sentido e direção”, detalha o diretor.

Com a integração temporal, o sistema de transporte do Benedito Bentes foi reestruturado e agora, a população conta com linhas alimentadoras, que levam os passageiros dos conjuntos periféricos ao terminal integrado do bairro. Desde o início deste ano, as linhas troncais partem exclusivamente do terminal integrado, dando mais eficiência e velocidade às linhas que partem de lá.

Em 2016, a SMTT trabalhou o atendimento dos ônibus urbanos às comunidades carentes e mais afastadas dos principais centros urbanos de Maceió por meio de solicitações da população ou de estudos técnicos. Conjuntos Nações Unidas, Petrópolis I, II e III, Vila dos Pescadores, Aldeia do Índio, Caetés e a Grota da Alegria são algumas das localidades hoje atendidas e que antes não possuíam assistência no transporte urbano.

Ferramentas como o aplicativo CittaMobi e as faixas exclusivas continuam disponíveis aos usuários do transporte coletivo urbano da capital alagoana. “As faixas exclusivas em avenidas como a Fernandes Lima e a Comendador Leão deram motivos para os passageiros continuarem utilizando os ônibus. O CittaMobi, eleito melhor aplicativo de transportes de 2016 pela revista especializada Interbuss, também teve importância no processo”, conta o diretor.

Para 2017, a SMTT trabalha com a perspectiva de avanços na otimização do SIMM, além de assegurar a continuidade de projetos que têm dado certo com base na resposta da população. “Este ano trabalhamos na construção de uma base sólida para acomodar as melhorias que estão por vir e estão previstas pelo edital e o contrato da licitação do transporte coletivo”, assegura Roberto Barreiros.