Cidades

Carteira Nacional de Habilitação ganha novo layout a partir de janeiro de 2017

Principal alteração será troca da tinta azul esverdeada da tarja que fica no topo do documento atual

Por Tribuna Independente 28/12/2016 11h10
Carteira Nacional de Habilitação ganha novo layout a partir de janeiro de 2017
Reprodução - Foto: Assessoria

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai mudar a partir de janeiro. Ela terá um novo layout com novas cores e itens de segurança. A principal alteração será troca da tinta azul esverdeada da tarja que fica no topo do documento atual, que fica acima da foto de identificação do condutor para a cor preta. As mudanças serão válidas apenas para os documentos expedidos a partir de 2017.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os condutores que  já possuem o documento não precisam fazer a troca para o novo modelo. As CNH’s atuais serão reconhecidas até a data de vencimento ou até que o dono solicite alguma mudança em dados cadastrados. “O usuário vai receber a nova quando for renovar sua habilitação no período previsto”, informou a assessoria de imprensa do órgão.

A mudança é uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito, de maio deste ano que determina até o dia 31 de dezembro de 2016 que os departamentos nacionais de Trânsito dos estados e do Distrito Federal se adequem aos novos procedimentos.

A impressão do documento vai continuar no formato em alto relevo e a tarja passa a ter o mapa do Estado responsável pela emissão da CNH, do lado direito. No alto do lado esquerdo, vai ser impresso o brasão da República. A imagem do mapa do Brasil passa a ser impressa com tinta especial de segurança, que também dificulta a falsificação.

O documento  ainda  terá duas sequências de números de identificação nacional, o Registro Nacional e número do Espelho da CNH  e o de identificação estadual. Além do número de formulário do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

Na parte de baixo, o documento ganha uma holografia com a sigla CNH impressa repetidas vezes. Além disso, aparecem novos fios de microletras que também servem para dificultar falsificações. Os itens de controle de segurança incluem mais elementos em relevo e em microimpressão.

A CNH vai ser  confeccionada por empresas credenciadas que vão trabalhar como um modelo único, usando papel com marca  d’água e tintas de variação ótica e fluorescentes e  também com imagens secretas. Além de elementos gráficos secretos que poderão ser vistos com o uso de luz ultravioleta.

De acordo com o Detran, a mudança será apenas na aparência da CNH e os demais procedimentos para tirar a habilitação continuam os mesmos.

Mudanças na CNH (Foto: Reprodução)