Cidades

Logomarca do Bicentenário de Alagoas é escolhida em cerimônia no IHGAL

Evento também mostrou qual será a programação das comemorações para 2017

27/12/2016 22h55
Logomarca do Bicentenário de Alagoas é escolhida em cerimônia no IHGAL
Reprodução - Foto: Assessoria

A logomarca comemorativa dos 200 anos da Emancipação de Alagoas foi escolhida em uma cerimônia na noite desta terça-feira (27) no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), no Centro de Maceió. Entre três concorrentes, a marca que se sobressaiu foi a concebida pela Agência Clorus. A simbologia criada pelos publicitários une a água, a vegetação e o calor do povo alagoano. Estavam presentes no IHGAL o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, o secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, e o presidente do IHGAL, Jayme de Altavila, além de um grande número de convidados e de vários jornalistas. A logomarca do bicentenário foi escolhida através dos votos do público presente.

O secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, afirmou que a Comissão Executiva do Bicentenário recebeu nove logomarcas e escolheu três para serem finalistas. A vencedora, de acordo com Enio, seria escolhida pelo governador do Estado, Renan Filho, porém Renan sugeriu a ideia de a escolha ser algo mais democrático, e foi feito um fórum onde as pessoas presentes no IHGAL na noite desta terça tiveram o poder de decidir sobre qual seria a marca que representaria os 200 anos de independência política de Alagoas.

Entre os concorrentes, além da Agência Clorus, estavam as logomarcas concebidas pelo designer Rodrigo Ambrósio e pelo diretor de criação Almir Lira. Rodrigo Ambrósio apresentou uma ideia em que o número 200 se encontrava dentro do nome ‘Alagoas’ (o ‘goa’ formaria o número). Durante a apresentação de Almir Lira, o diretor de criação concebeu a ideia de que a onda seria um símbolo ‘imortal’ da ‘alagoanidade’. “É a onda do tempo, é a onda da paz, é a onda da água, é a onda da cultura”, exemplificou Almir.

Porém, a Agência Clorus apresentou a ideia de juntar o verde da vegetação alagoana, o azul dos mares e lagoas e o amarelo alaranjado do calor humano para compor a logomarca e acabou vencendo a votação com 57 votos, contra 53 votos para a marca de Almir Lira e 22 de Rodrigo Ambrósio. A votação aconteceu por meio de cédulas, que foram postas em uma urna e contadas logo depois. Yuri Oliveira, da Clorus, disse que a marca conseguiu traduzir a pluralidade de Alagoas. “Conseguimos reproduzir Alagoas num todo”, afirmou o publicitário.

O ano do Bicentenário

O ano de 2017 será marcado por diversas comemorações em razão do Bicentenário da Emancipação do Estado de Alagoas. “Durante 12 meses, nós vamos ter muitas atividades nucleadas por um ou dois temas principais”, afirmou o secretário Enio Lins. As atividades coincidirão com datas que representam personalidades importantes de Alagoas. O mês de janeiro, por exemplo, tem o dia 22, que é o nascimento de Théo Brandão, e o dia 27, que é o nascimento de Djavan, entre outros dias importantes, como o dia 31, que é o dia da fundação da 1ª fábrica manufatureira de Alagoas, edificada em Fernão Velho, porém o dia 22 engloba o tema central do mês, que é a posse do 1º governador da Província, o Coronel Sebastião Francisco de Melo Póvoas.

Já no mês de fevereiro, os temas centrais serão a ‘Quebra de Xangô’ e o Carnaval, onde será feita uma homenagem aos compositores alagoanos. O mês de março será o ‘Mês da Literatura Alagoana’. Em abril, a poesia alagoana será colocada em evidência. Em maio, serão celebrados os nascimentos de Aurélio Buarque de Holanda, Augusto Malta e Teotônio Brandão Vilela. Junho é o ‘Mês do Forró’, mas também é o mês do nascimento de Augusto Calheiros. Em julho, serão lembrados Calabar e Artur Ramos. Agosto será o mês do cinema alagoano, lembrando Jofre Soares e o compositor Hekel Tavares. Em setembro acontece a grande festa da Emancipação Política de Alagoas e também será lembrada Rosa da Fonseca, patrona da Família Militar Brasileira.

Em outubro, Nise da Silveira, Delmiro Gouveia e Anfilófio Jayme de Altavila serão homenageados. Novembro é o mês de Zumbi dos Palmares, Floriano Peixoto, Marechal Deodoro e da fundação da Academia Alagoana de Letras. Em dezembro, para encerrar o ano de comemorações, serão homenageados Aureliano Cândido Tavares Bastos, as estilistas Vera Arruda e Maria Cândido Sarmento e a fundação do IHGAL, além da carta de Bento Bandeira de Melo, que defendia a Emancipação Política de Alagoas ainda no século XVIII.