Cidades

Secretaria de Habitação divulga balanço de ações dos últimos quatro anos

Vários empreendimentos, alguns já concluídos e outros em fase de conclusão, fazem parte do programa de habitação executado pelo Município

Por Secom / Maceió 24/12/2016 11h00
Secretaria de Habitação divulga balanço de ações dos últimos quatro anos
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS) divulgou o balanço das ações realizadas pelo órgão nos últimos quatro anos. São vários empreendimentos, alguns já concluídos e outros em fase de conclusão, que fazem parte do programa de habitação executado pelo município.

Residencial Ouro Preto

O primeiro empreendimento foi entregue em fevereiro de 2014. O Residencial Ouro Preto beneficiou Mais de 160 famílias que sofreram com as chuvas de 2004 e aguardavam há quase 10 anos por uma moradia.

Para o residencial foram destinados R$ 12.720 milhões e a entrega dos apartamentos obedeceu rigorosamente ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pela Prefeitura de Maceió e o Ministério Público Estadual em 29 de janeiro de 2007.  O TAC foi estabelecido em função das chuvas no bairro de Ouro Preto que atingiram a comunidade no ano de 2004.

Residencial Ouro Preto. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió.

 

O Residencial tem 15 blocos com 16 apartamentos cada, totalizando 240 unidades habitacionais. A área de 42 metros quadrados de cada apartamento é padronizada: são dois quartos, cozinha, sala e banheiro.

Residenciais Rio Novo e Parque dos Caetés

Em setembro de 2016 foi a vez de os beneficiários dos Residenciais Parque dos Caetés e Rio Novo receberem suas unidades. No dia 30 de setembro aconteceram as entregas das chaves dos imóveis. Os empreendimentos foram obras executadas pela Prefeitura e Governo Federal, com financiamento pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Espaço de Lazer no Residencial Parque dos Caetés. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

 

O Residencial Rio Novo dispõe de 900 unidades, em formato de casas sobrepostas, distribuídas nos Condomínios Vale do Tocantins, Vale do Amazonas e Vale do São Francisco – com 300 unidades cada um. Cada apartamento tem 42m², sala, dois quartos, cozinha e banheiro adaptados para cadeirantes, com revestimento cerâmico, louças e ferragens.

Já o Residencial Parque dos Caetés, conta com 2.976 unidades habitacionais divididas em 744 blocos e 12 quadras. O empreendimento teve a obra orçada em R$ 180 milhões, com recursos do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. O conjunto conta ainda com seis poços artesianos, rede elétrica, 16 quadras poliesportivas e duas áreas comerciais.

Próximas Entregas

Além das unidades já entregues, existem outras em fase de finalização de obras ou de conclusão dos processos burocráticos. São elas: o Residencial Jorge Quintela, no Benedito Bentes, que vai contar com 816 unidades e tem previsão para realização do sorteio dos imóveis para até o final de 2016, ficando a entrega efetiva prevista para 2017, o Residencial Morada do Planalto, também no Benedito Bentes, que tem previsão para março de 2017, e por fim, o Residencial Maceió 1, no Eustáquio Gomes, que vai oferecer 3.900 imóveis e será entregue até o final do primeiro semestre de 2017.

Mac Lira, secretário de Habitação. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

 

O secretário de Habitação, Mac Lira, destacou o compromisso da Prefeitura de melhorar a qualidade de vida dos maceioenses. “O que nos moveu foi a vontade da Prefeitura de Maceió em trabalhar para proporcionar uma melhor qualidade de vida a população. As mudanças vão continuar pelos próximos quatro anos”, disse.