Cidades

Próximo ano terá seis feriados que caem em segundas ou sextas-feiras

Quando consideradas as folgas da terça e quinta, número de feriadões sobe para onze

Por Tribuna Independente 20/12/2016 11h24
Próximo ano terá seis feriados que caem em segundas ou sextas-feiras
Reprodução - Foto: Assessoria

Depois de um ano em que parte dos feriados caiu no meio da semana, a expectativa dos brasileiros para 2017 é bem mais animadora. O próximo ano reserva seis feriados colados com o fim de semana. Eles caem na segunda ou sexta-feira. Se considerar os dias de folga que caem na terça e quinta-feira, o número de feriadões sobe para onze.

Dos feriados que aparecem no calendário em dias próximos ao final de semana e têm a possibilidade da desejada ‘emenda’, dez são nacionais e um é estadual. Para os trabalhadores é uma ‘mão na roda’, cujos feriados significam sinônimo de descanso, folga e passeios. Já os lojistas preveem prejuízos em ter que baixar as portas nestes dias.   

Os destaques para 2017 são os meses de abril e dezembro com dois feriados em semanas seguidas. O mês de abril terá nas sextas-feiras o feriado da Paixão de Cristo, dia 14, e Tiradentes, dia 21. Dezembro também vem com dois feriados emendados com o final de semana: dia 8, Nossa Senhora da Conceição (sexta) e dia 25, Natal (segunda).

Para Luciana dos Santos, que trabalha no calçadão do comércio, os feriados principalmente aqueles que caem emendados com o final de semana é garantia de descanso e saídas para curtir as praias do litoral alagoano. “Não sabia que ia ter tantos feriados. Para o funcionário é bom. Agora, quem não gosta são os proprietários. Para eles é menos lucro”, observou.

Guido Júnior, presidente da Aliança Comercial, disse que para os lojistas os feriados são ruins, sobretudo os que caem em dias de semana como terças e quintas, porque comumente nas repartições públicos se declara ponto facultativo. “Há um esvaziamento do Centro com a perda do útil na semana”.

Ana Cláudia Santos, que é ambulante no calçadão há mais de 20 anos, diz que os feriados prolongados acabam complicando a vida dos brasileiros que necessitam trabalhar para garantir o seu sustento. “Cresci dentro do Centro vendendo panos de prato, quando tem muito feriado a gente fica no sufoco, é muito triste, mas se é fechado aproveito para descansar em casa mesmo, porque se sair corro o risco de gastar”, mencionou.

Valdeine dos Santos, que é funcionária do quadro temporário de uma loja de roupas, quer ser efetivada. Ela que trabalha também recebendo comissão com as vendas frisa não ser viável os feriados para quem vive do comércio.        

A lista de feriados nacionais e pontos facultativos de 2017 foi divulgada, pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão no dia 30 de novembro, por meio da Portaria nº 369.

Dias de descanso estimulam turismo

Se por um lado o comércio amarga prejuízo com o calendário carregado de feriados, por outro é o turismo quem ganha com os dias de folga. Segundo o último levantamento da pesquisa de “Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem”, divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur), não são cachoeiras, rios, campos ou montanhas, muito menos, grandes metrópoles, que atraem o brasileiro, mas sim, as praias.

O estudo aponta que por sua diversidade cultural e belezas naturais, o Nordeste lidera na intenção dos entrevistados – dados mostram que 44,4% pretendem eleger a região como destino das próximas viagens. Alagoas está na rota dos estados mais procurados pelos viajantes, com praias que já foram eleitas como melhor do mundo, como o Gunga no litoral sul e Carro Quebrado no litoral norte.

(Imagem: Tribuna Independente)

O economista Rômulo Sales explica que para o comércio os feriados não são bem vistos por conta de que o consumidor costuma gastar menos, no entanto, como Alagoas é um Estado turístico há um balanceamento na economia. “Para o comerciante não tem como fazer um planejamento no sentido de compensar os dias fechados, até porque, se ele abrir no feriado terá pouco movimento e gastos com hora extra, energia, entre outros. Porém Alagoas, e, sobretudo Maceió, têm uma vantagem por ser praiana, e quem ganha são os setores de gastronomia, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, artesanato por ai em diante, há um balanceamento na economia”, ressaltou.   

Em virtude da alta temporada com a chegada do Verão e os feriados de 2017, o levantamento indicou ainda que o avião deverá se manter como principal meio de deslocamento entre os viajantes nacionais que planejam visitar, respectivamente, as Regiões Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Em vista disso as principais companhias aéreas do país já planejam um reforço na malha doméstica, que passou o ano no vermelho.

A expectativa é otimista e já foram confirmados cerca de 8 mil voos extras entre as maiores operadoras do país. Outras operadoras também estudam a necessidade de adequação da malha. As rotas em destaque incluem conexões que fazem a ponte entre destinos nacionais e internacionais ao Nordeste do país, e Alagoas se inclui por compor um litoral famoso por suas praias de areia branca e água cristalina, geralmente cercada por coqueiros, vegetação local e diversidade de fauna marinha, que conquistam cada vez mais fãs do mundo todo.