Cidades

Subestações da Eletrobras Alagoas recebem tecnologia de ponta

Foram investidos quase R$ 10 milhões para fazer com que os empreendimentos funcionassem com acesso remoto

Por Assessoria / Eletrobras Distribuição Alagoas 20/12/2016 14h08
Subestações da Eletrobras Alagoas recebem tecnologia de ponta
Reprodução - Foto: Assessoria

Todas as subestações da Eletrobras Distribuição Alagoas estão operando de forma automatizada. A quarta e última etapa desse processo foi concluída este mês com a inclusão das subestações do Pólocloroquimico, Rio Largo, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Arapiraca II, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Marituba – em Penedo, União dos Palmares e Evilásio Soriano, no bairro da Jatiúca, que já foi construída utilizando essa tecnologia avançada.

Somente nesta fase foram investidos quase R$ 10 milhões para fazer com que os empreendimentos funcionassem com acesso remoto. Isso significa que a supervisão dos equipamentos das subestações, assim como seu controle e proteção são realizados de forma mais intensa e permanente. A utilização desse sistema moderno facilita e agiliza o atendimento em casos de interrupção no fornecimento de energia.

Composto por equipamentos de tecnologia de ponta, como localizadores de defeito e telecomunicação via rádio digital, o sistema de automação é controlado no Centro de Operação da Eletrobras, localizado em Maceió. Por meio de um programa supervisório, os operadores monitoram, em tempo real, o que está ocorrendo no sistema elétrico da Eletrobras em todo Estado. Dessa forma, eles sabem quando algum equipamento não está operando com toda sua capacidade e quais localidades estão sendo afetadas.

Agora, as 40 subestações da Distribuidora estão interligadas pelo sistema, sendo possível comandar a maioria dos equipamentos à distância, como também, verificar o funcionamento efetivo de um transformador.

A gerente de Automação e Telecom Operativa da Eletrobras, Rafaela Albuquerque explica que o sistema não diminui as interrupções, mas ajuda no restabelecimento. “O sistema de automação não elimina o defeito, mas faz com que o problema seja corrigido de maneira mais rápida pelos eletricistas de campo. Graças à tecnologia podemos tomar decisões mais rápidas, e, consequentemente, realizar um atendimento em tempo hábil para que o restabelecimento da energia seja efetivado”, afirmou.

O sistema automatizado também traz alguns benefícios para a Empresa, como a redução de custos operacionais, melhoria na qualidade do fornecimento de energia e na manutenção dos equipamentos, que aumentam sua vida útil.

A Eletrobras lembra que, apesar do uso eficaz da automação, é importante que os consumidores continuem informando as ocorrências de falta de energia pelo call center (0800 082 0196). Desse modo, as interrupções serão identificadas de forma mais ágil pelos operadores.