Cidades

Criança Feliz: AL é pioneira em projeto e alinha procedimentos com MDS

Ministério do Desenvolvimento Social fez integração entre equipes técnicas

Por Assessoria 15/12/2016 17h30
Criança Feliz: AL é pioneira em projeto e alinha procedimentos com MDS
Reprodução - Foto: Assessoria

Membros do Comitê da Primeira Infância de Alagoas participaram, na terça (13) e nesta quarta-feira (14), do I Encontro Técnico do Programa Criança Feliz, em Brasília-DF. A reunião tratou da implantação do projeto nos Estados e Municípios e as quais são as estratégias de parcerias e modelos de financiamento e gestão.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, participou da abertura do evento e destacou o caráter desafiador Programa Criança Feliz.

“Nosso objetivo é reduzir as desigualdades desde o início. Existe um ciclo intergeracional da pobreza, que vai ser impactado pelo programa. Vamos dar a oportunidade dessas famílias receberem um acompanhamento desde a gestação”, afirmou o ministro.

ALAGOAS

Os coordenadores do comitê estratégico da primeira infância de Alagoas, a primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros, e o secretário de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, estiveram na reunião, acompanhados pelos membros do comitê técnico. Alagoas foi o primeiro Estado a aderir ao Programa Criança Feliz e já está em fase final de implantação do projeto-piloto na cidade de Murici.

De acordo com a avaliação de Renata Calheiros, a reunião proposta pelo ministério foi uma oportunidade de integrar as equipes que vão coordenar os projetos nos Estados.

“Alagoas estava representada por coordenadores das áreas de saúde, educação e assistência social, que puderam alinhar o que já desenvolvemos no nosso Estado com o que é proposto pelo Governo Federal”, disse a primeira-dama.

Para ela, o trabalho de sensibilização dos agentes públicos feio pelo MDS foi importante para mostrar o impacto de ações, a exemplo das visitas domiciliares.

“Acompanhamos a palestra da representante da UNICEF, Jane Luca, que nos trouxe os modelos de vistas domiciliares feitas pelo mundo e seus benefícios para o desenvolvimento infantil. Aqui em Alagoas estamos no caminho certo”, avaliou Renata Calheiros.

Segundo o secretário Antônio Pinaud, Alagoas foi referenciada como modelo de projeto de primeira infância, pelo seu nível de planejamento e qualidade.

“Por tudo que já estamos realizando em Alagoas temos o reconhecimento do Governo Federal e por isso fomos escolhidos para ser um estado piloto em um projeto de inclusão social produtiva, feita por intermédio da política pública da primeira infância”, disse o secretário.