Cidades

Uber começa a aceitar pagamento em dinheiro a partir de quinta (8) em Maceió

Gerente ressaltou que iniciativa visa tornar serviço acessível a mais pessoas

06/12/2016 20h50
Uber começa a aceitar pagamento em dinheiro a partir de quinta (8) em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

Na próxima quinta-feira (8), data em que se comemora o Dia de Nossa Senhora da Conceição em Maceió, o Uber anuncia que o serviço vai começar a aceitar na capital alagoana o pagamento em dinheiro. A medida será colocada em prática às 14h. A gerente de comunicação Leticia Mazon ressaltou que a decisão foi tomada para tornar o serviço acessível a mais pessoas.

Atuando com mais de 50 mil parceiros e com número de usuários estimado em mais de 4 milhões, o Uber notou em sua base de dados que 60% de novos cadastros paravam na hora em que os dados de cartão de crédito deveriam ser inseridos.

“Era gente que tinha baixado o aplicativo, tinha vontade de ter acesso a essa forma de mobilidade e não conseguia. Seja porque não tinha cartão ou porque tinha o limite estourado, ou não tinha costume de utilizar o cartão em aplicativos”, disse à reportagem do Tribuna Hoje a gerente do Uber.

Ela disse também que com base nesses novos usuários que abandonavam o serviço por conta da cobrança em cartão de crédito, a possibilidade de utilizar dinheiro começou a ser pensada pela empresa. Quando colocada em prática, a iniciativa foi bem recebida pelos usuários.

“Foi um sucesso, de uma semana a outra, aumentou 90% o número de novos usuários nas cidades do Nordeste, então levamos pra outras cidades como São Paulo, Porto Alegre e etc”, informou Letícia.

Ela acredita que além de novas adesões, a cobrança em dinheiro também é vantagem para o parceiro que recebe o pagamento na hora, diferente do cartão de crédito, quando o valor só é recebido uma vez por semana.

O Uber também deve monitorar de perto os resultados para ouvir o feedback dos motoristas parceiros e passageiros.

Usuários aprovam a novidade

Para a usuária do serviço, Marília Cajueiro, a mudança vem em boa hora. "Eu acho ótimo. Muitas vezes não queremos usar o cartão de crédito e com dinheiro na mão continuamos a utilizar o serviço", revelou.

Do outro lado, usuários que não utilizavam o serviço por conta do cartão de crédito, devem aumentar a base de dados de usuários do Uber.

Giliane Trindade disse à reportagem que o único cartão que possui é como dependente. Sua mãe, titular do cartão, tem desconfiança em colocar dados como o número e o código de segurança do cartão no aplicativo. Com a nova possibilidade, ela afirma que deve começar a utilizar o serviço.

“Adorei a entrada do Uber aqui em Maceió, pois é um transporte bem mais em conta a se usar. Essa forma de pagamento era o que me impedia de usar e creio que também para uma boa parte da população aqui. Com certeza irei utilizar e muito o Uber”, declarou.

Taxistas iniciaram cobrança de bandeira 2 nesta terça-feira

Em contraponto, os taxistas de Maceió começaram nesta terça a cobrar bandeira 2 durante todos os horários, medida que funciona como um décimo terceiro para a categoria e fica em vigor até 6 de janeiro.

O acréscimo é de 20% em cima do quilômetro rodado da tarifa normal. O valor na capital alagoana é de R$ 4,79.

Uber informa como habilitar pagamento em dinheiro e responde perguntas frequentes sobre a modalidade

O pagamento com dinheiro funciona assim:

- Abra o app Uber e acesse a opção Pagamento no menu principal

- Selecione Dinheiro como a forma de pagamento

- Feche o menu, informe o local de partida e solicite a viagem normalmente

- Quando chegar ao destino, o preço da viagem aparecerá no app. É só pagar ao motorista parceiro.

Perguntas frequentes sobre o pagamento em dinheiro

É seguro para os motoristas transportar dinheiro?

A tecnologia nos permite adicionar camadas que ajudam na segurança de todas as pessoas conectadas pela plataforma da Uber. Todos os usuários precisam criar uma conta e cadastrar dados pessoais. Os recursos de segurança de Uber continuarão presentes antes, durante e depois de cada viagem – incluindo rastreamento por GPS, a possibilidade de compartilhar detalhes da viagem com os pessoas próximas, e o sistema de feedback mutuo entre usuários e motoristas parceiros.

O que acontece se o usuário não tiver dinheiro trocado?

Aconselhamos para que os motoristas parceiros sempre recebam o valor correto em dinheiro. Em viagens com tarifa dinâmica, por exemplo, recomendamos que o motorista confirme que os usuários estão cientes de que a viagem ficará mais cara para que não haja surpresa no final. E como de costume, se o usuário ou o motorista parceiro tiverem qualquer problema em relação à viagem ou cobrança, podem entrar em contato com o suporte.

O que acontece se o motorista não tiver troco?

Os motoristas parceiros foram aconselhados a ter sempre dinheiro trocado o suficiente quando estão dirigindo pelo aplicativo da Uber. Se o usuário ou o motorista parceiro tiverem qualquer problema em relação à viagem ou cobrança, podem entrar em contato com o suporte.

O usuário pode usar um código promocional em uma viagem com pagamento em dinheiro?

Sim, os códigos promocionais funcionam da mesma forma em uma viagem com cartão de crédito ou em uma viagem com pagamento em dinheiro. No final da viagem o valor a pagar irá aparecer na tela verde do aplicativo do motorista. O usuário deverá pagar apenas o valor exibido na tela do motorista. O motorista receberá, posteriormente, o valor correto pela viagem realizada.

Não precisar de dinheiro em mãos não é uma das principais vantagens da Uber?

Os usuários continuarão com a opção de pagar em pelo app com o cartão de crédito. Estamos lançando o pagamento em dinheiro pois muitos usuários pediram por essa forma alternativa de pagar pelas viagens Uber.