Cidades

Sesi patrocina em Alagoas o projeto Relix, que ressignifica o lixo com arte

Caravana que vai circular por Alagoas para alertar sobre a problemática do lixo

Por Comunicação Sistema Fiea 30/11/2016 16h06
Sesi patrocina em Alagoas o projeto Relix, que ressignifica o lixo com arte
Reprodução - Foto: Assessoria

O Instituto Origami e o Serviço Social da Indústria (Sesi) lançaram, nesta quarta-feira, 30, o projeto Relix, uma caravana que vai circular por Alagoas para alertar sobre a problemática do lixo, por meio da arte, música, teatro, fotografia, mobilidade, educação ambiental, redes sociais e direitos humanos.

Durante o lançamento, empresários, estudantes, jornalistas e convidados conheceram as ações do projeto, expostas no Teatro Deodoro, no Centro de Maceió. O palco do patrimônio histórico de Alagoas também recebeu a peça “Espetaculix”, que conscientiza o público de maneira envolvente. E ainda uma apresentação especial do Magote de Cabriolé, em execução percussiva com baldes e latas de lixo.

“Que esse esforço se traduza em mais qualidade de vida, para que tenhamos uma vida mais alegre e feliz, e que a cada dia possamos acordar sorrindo”, disse o diretor 2º secretário da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), empresário Alberto Cabús, durante o evento. 

(Foto: Comunicação Sistema Fiea)

Até fevereiro de 2017, o Relix prevê uma intensa lista de atividades em todo o estado, envolvendo apresentações teatrais em escolas e indústrias, doação de lixeiras seletivas a escolas e de 30 bicicletas coletoras a associações e cooperativas de catadores, exposição fotográfica, lançamento de história em quadrinhos, intervenções em espaços públicos.

O intuito é criar consciência da necessidade de não apenas reciclar o lixo, mas de evitá-lo o máximo possível. No dia 8 de janeiro, em pleno verão, acontece uma grande apoteose do projeto, com apresentações, passeios ciclísticos e entregas das Ciclolix na orla de Maceió.

A solenidade de lançamento do projeto foi prestigiada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, a idealizadora do Relix, publicitária Lina Rosa e, pelo Sesi, o superintendente executivo, Carlos Alberto Paes, a gerente executiva de Educação, Cristina Suruagy e a assessora de Qualidade de Vida, Ana Paula Andrade.