Cidades

Governo Presente contará com serviço de emissão de 1ª e 2ª via da carteira de identidade

Equipes do Instituto de Identificação ficarão nas Arenas de Cidadania, montadas nas cidades de Boca da Mata, Campo Alegre e Teotônio Vilela

Por Assessoria 30/11/2016 20h57
Governo Presente contará com serviço de emissão de 1ª e 2ª via da carteira de identidade
Reprodução - Foto: Assessoria

A direção da Perícia Oficial de Alagoas confirmou nesta quarta-feira (30), a participação das equipes itinerantes do Instituto de Identificação na 5º edição do Governo Presente que será realizado neste fim de semana. Nos postos de atendimento, será oferecido gratuitamente o serviço de emissão de primeira e segunda via da carteira de identidade.

De acordo com Madalena Cardoso, chefe especial do Instituto de Identificação, nos dias 2 e 3 as equipes ficarão nas Arenas de Cidadania, montadas nas cidades de Boca da Mata, Campo Alegre, e Teotônio Vilela. A exceção será a cidade de São Miguel dos Campos que possui um posto fixo e irá receber a demanda do município, apenas na sexta-feira (2).

“Esse é um trabalho muito gratificante e que fazemos questão de participar, levando para o interior do Estado um serviço tão importante como esse, que é a emissão do principal documento do cidadão brasileiro. Em cada Arena, uma equipe nossa trabalhará passando informações e realizando todo o processo para solicitação e emissão da carteira de identidade, um dos serviços mais procurados em todas as edições do Governo Presente”, afirmou Madalena Cardoso.

Para solicitar a 1ª Via, os interessados deverão apresentar original e cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento (casados, viúvos, separados, divorciados com a devida averbação), mais comprovante de residência. Para 2ª via, são necessários os mesmos documentos, mais cópia da Carteira de Identidade ou outro documento oficial contendo o número da sua antiga RG (Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, outros).

Manoel Melo, perito-geral explicou que a Perícia Oficial do Estado, por meio do seu braço civil de relevante importância social que é o Instituto de Identificação, tem procurado participar de várias ações que buscam promover a cidadania. Ele destaca que o órgão esteve presente em todas as edições do Governo Presente garantindo o direito ao cidadão de ter seu “RG”, o principal documento de identificação do Brasil.

“Garantir o acesso à carteira de identidade é promover ao cidadão o ingresso a vários outros direitos constitucionais, e que são fundamentais para a construção de uma nova Alagoas, por isso, estaremos presente no sertão com várias equipes proporcionando um atendimento diferenciado na emissão das RG’s ao povo sertanejo”, garantiu o perito-geral.

O perito-geral, ainda esclareceu que moradores de municípios vizinhos aos que estão recebendo a Arena Cidadania durante esses dois dias, poderão procurar os postos do Instituto de Identificação para solicitar seu documento. Mas, ele alerta, que haverá um limite diário de distribuição de ficha para melhor atender a população.