Cidades

Mês do júri tem cinco processos são julgados no último dia da força-tarefa

Júris de acusados de crimes dolosos contra a vida serão realizados nas Comarcas de Maceió, Anadia, Igreja Nova, Palmeira dos Índios e Penedo

Por Dicom / TJ-AL 29/11/2016 16h32
Mês do júri tem cinco processos são julgados no último dia da força-tarefa
Reprodução - Foto: Assessoria

O Poder Judiciário de Alagoas realiza cinco julgamentos no último dia do Mês Nacional do Júri, que acontece nesta quarta-feira (30). As sessões ocorrerão em Maceió e nas Comarcas de Anadia, Igreja Nova, Palmeira dos Índios e Penedo.

Na Capital, a 7ª Vara Criminal leva a julgamento Jádisson Albuquerque da Silva, acusado de matar José Roberto Afonso da Silva, no dia 10 de janeiro de 2013, no bairro Chã da Jaqueira. De acordo com a denúncia, a vítima trabalhava com Jádisson no tráfico de drogas. Depois de um tempo, José Roberto teria começado a trabalhar para um grupo concorrente do réu, o que teria motivado o crime. A juíza Lorena Carla Sotto-Mayor conduzirá o julgamento, a partir das 13h.

Em Anadia, José Francisco Pereira de Souza será julgado pela tentativa de homicídio conta Valdilene de Assis dos Santos, ocorrida no dia 13 de dezembro de 2004. O júri acontece a partir das 9h e será presidido pela juíza Eliana Augusta de Menezes Acioly.

O Tribunal do Júri da Comarca de Igreja Nova julga Mário Jorge Rodrigues pelo assassinato de Darlin dos Santos da Silva, no dia 11 de julho de 2007, com vários golpes de foice. O crime teria sido motivado devido a uma discussão por causa de lixo com a vítima, que também era seu vizinho. O julgamento será conduzido pelo juiz Jorge Leão de Omena, a partir das 9h30.

Já na 4ª Vara de Palmeira dos Índios, os réus Ernande de Amorim e José Ailton Paulo dos Santos serão julgados pela morte de Uilson da Silva Lopes. O crime ocorreu no dia 4 de fevereiro de 2006. De acordo com a denúncia, a vítima havia furtado uma bicicleta de Ernande. Ele e o primo José Ailton foram à casa da vítima e desferiram vários golpes utilizando uma faca-peixeira. A juíza Carolina Sampaio Valões de Rocha conduz o julgamento, que começa às 9h30.

Às 7h30, na Comarca de Penedo, Ronaldo dos Santos Sabino vai ao banco dos réus pelo assassinato de Paulo Nogueira da Cruz, no dia 23 de outubro de 2011, com vários golpes de arma branca. O júri será presidido pelo juiz Antônio Rafael Wanderley Casado da Silva.

Mês do Nacional Júri

Os julgamentos integram a pauta do Mês Nacional do Júri, iniciado no último dia 3 de novembro pela Justiça estadual. A ação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país, visa julgar réus por crimes dolosos contra a vida.

Em Alagoas, a força-tarefa conta com a participação do Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral da Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria de Ressocialização do Estado (Seris) e Polícia Militar. Cerca de 100 processos foram pautados.