Cidades

Instrutora do Senac destaca principais erros na organização de evento

Anne Castro reforça importância da qualificação profissional para quem deseja atuar no segmento

Por Assessoria / Senac 29/11/2016 13h46
Instrutora do Senac destaca principais erros na organização de evento
Reprodução - Foto: Assessoria

A etimologia da palavra Eventos provém do latim Eventus e significa acontecimento, um nome que remete à importância do profissional da área. Afinal, ser Organizador de Eventos é compreender a relevância de planejar e realizar sonhos, atendendo às expectativas de todos os envolvidos naquele acontecimento. Pensando nisso, a Turismóloga e instrutora do Senac, Anne Castro, reuniu os principais erros na organização de um evento, o que acentua a importância da qualificação profissional para quem deseja construir carreira nesse segmento. Confira!

1. Falta de planejamento

Planejar é fundamental na hora de organizar um evento, por menor que ele seja. Tudo começa pelo planejamento: levantamento de investimentos, infraestrutura, contratações, divulgação... Não pule essa etapa. O planejamento possibilita que problemas, erros e falhas sejam percebidos previamente, colaborando para o sucesso do evento.

2. Desespero

É normal que imprevistos aconteçam. Seja flexível e mantenha a calma para resolver o problema da melhor forma possível. Seu autocontrole e segurança farão com que convidados e funcionários também tenham tranquilidade e, muitas vezes, nem percebam que algo está errado. Mantenha a postura e o sorriso no rosto. Lembre-se: Se você fizer um bom planejamento de riscos, provavelmente já terá uma “carta na manga” para solucionar o impasse.

3. Má divulgação

A Internet e as redes sociais tornaram-se um ótimo meio para se comunicar com clientes e divulgar eventos para muitas pessoas em um curto período de tempo. Porém, é preciso observar onde o público daquele evento está. Faça as seguintes perguntas: o meu perfil de público está em qual rede? Que tipo de informação ele procura? Como vou atingi-lo? Antes de construir um site ou criar um perfil em uma rede social, faça um planejamento de divulgação e procure ler mais sobre o assunto.

4. Falta de criatividade

A criatividade e a ousadia levarão seu evento a um patamar diferenciado. Fuja de práticas tradicionais, saia do senso comum e não tenha medo de inovar. Leia revistas, livros e sites especializados, qualifique-se e observe seus concorrentes; esteja atualizado sobre as novidades que aparecem no mercado. Decerto, seus clientes e parceiros irão valorizar a iniciativa.

Organizador de Eventos

O Senac abre matrículas para uma nova turma do curso de Organizador de Eventos. As aulas serão realizadas no período de 12 de dezembro de 2016 a 27 de março de 2017, sempre de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h, na Unidade Poço. O curso proporciona, além da capacidade de planejar e executar um evento, o aperfeiçoamento da habilidade de Comunicação por meio da oratória, do uso da etiqueta social e profissional, e da prática de cerimonial e protocolo. Mais informações: (82) 2122.7858.