Cidades

Nesta terça-feira (29), 9 casos de crime contra a vida são julgados

Júris ocorrerão em Maceió e nas comarcas de Batalha, Colônia Leopoldina, Coruripe, Maribondo e União

Por Dicom / TJ-AL 28/11/2016 13h49
Nesta terça-feira (29), 9 casos de crime contra a vida são julgados
Reprodução - Foto: Assessoria

O Poder Judiciário de Alagoas julga nove processos referentes a crimes dolosos contra a vida, nesta terça-feira (29). Os julgamentos ocorrerão na Capital e nas comarcas de Batalha, Colônia Leopoldina, Coruripe, Maribondo e União dos Palmares. A iniciativa integra o Mês Nacional Júri, que começou no último dia 3 de novembro, no Estado.

Capital

Em Maceió, haverá julgamento nas três varas do Tribunal do Júri, a partir das 13h. A 7ª Vara Criminal julga José Inaldo da Silva Alves pelo assassinato de José Carlos da Silva Albuquerque, ocorrido no dia 29 de julho de 2013, no Feitosa.

De acordo com a denúncia, a vítima, menor de idade, era acusada de traficar drogas ilícitas junto ao denunciado até ser apreendida e ficar afastada das atividades criminosas. Após ser solto, José Carlos foi assassinado por vários disparos de arma de fogo efetuados pelo réu em companhia de outras pessoas. O júri será conduzido pela juíza Lorena Carla Sotto-Mayor.

Na 8ª Vara Criminal, será julgado Érico da Silva Lima pelo assassinato de Adriana Alves de Lima e pela tentativa de assassinato de Daniele Carolina Alves de Lima, Jorge Yuri Silva Barros, Arthur Matias da Silva e Leandro Maurício de Andrade. O crime ocorreu no dia 1 de março de 2012, no Benedito Bentes.

Conforme o Ministério Público (MP/AL), o réu teria discutido com os três rapazes, quando efetuou disparos na direção deles, que conseguiram fugir. Logo após, teria atirado em Adriana por possuir alguma relação com os rapazes. Daniele Carolina, filha da vítima, não foi atingida porque a arma não possuía mais munição. O julgamento será presidido pelo juiz John Silas da Silva.

Ainda na Capital, na 9ª Vara Criminal, Gedilson Moreira Milo é acusado de tentar matar José Fabiano da Silva Souza, no dia 9 de setembro de 2008, efetuando um disparo de arma de fogo, que atingiu a virilha da vítima. Segundo a denúncia, o crime teria sido motivado por uma discussão que a vítima teria tido com o filho do réu. O juiz Geraldo Cavalcante Amorim conduzirá o julgamento.

Interior

Na Comarca de Colônia Leopoldina, serão julgados dois processos. Às 8h, vai ao banco dos réus Edson Antônio da Silva acusado de tentar matar Eraldo Marcelino da Silva. O crime ocorreu no dia 5 de novembro de 2011. O réu teria utilizado uma espingarda “soca-tempero” e depois desferido vários golpes de facão na vítima.

Às 10h, Vanucir José do Nascimento será julgado pelo assassinato de Jair Francisco de Araújo, no dia 26 de novembro de 2006, com vários disparos de arma de fogo. Os dois julgamentos serão presididos pelo juiz Gilvan de Santana Oliveira.

Em União dos Palmares, Júlio Amaro da Silva será julgado pela acusação de ter tentado matar Ronaldo Tavares, no dia 19 de novembro de 2003. O acusado teria efetuado vários disparos de arma de fogo contra a vítima por causa de uma dívida de R$ 2,00. O juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos conduzirá o júri, a partir das 8h30.

Mês do Nacional Júri

Os julgamentos integram a pauta do Mês Nacional do Júri, iniciado no último dia 3 de novembro pela Justiça estadual. A ação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país, visa julgar réus por crimes dolosos contra a vida.

Em Alagoas, a força-tarefa, que vai até  a próxima quarta-feira (30), conta com a participação do Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral da Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria de Ressocialização do Estado (Seris) e Polícia Militar. Cerca de 100 processos foram pautados.