Cidades

Detran de Alagoas não oferece programa de CNH Social como determina a lei

Programa de CNH Social ou Popular ainda não foi implantado no estado

Por Tribuna Independente 25/11/2016 10h04
Detran de Alagoas não oferece programa de CNH Social como determina a lei
Reprodução - Foto: Assessoria

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Dentran) ainda não oferece às pessoas que não tem condições de pagar curso gratuito para retirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A ou B para conduzir carros e motos. O programa de CNH Social ou Popular ainda não foi implantado no estado.

Desde março do ano passado, uma lei federal diz que os Departamentos de Trânsito (Detrans) de todo País devem oferecer cursos gratuitos para pessoas que estejam em situação de desemprego e para as pessoas que recebem até dois salários mínimos. A lei também diz que o órgão deve oferecer cursos de capacitação gratuitos para os motoristas profissionais.

A operadora de telemarketing, Elisabete Fernandes disse que, se o programa existisse no estado, ela já teria feito sua inscrição para tentar tirar sua CNH.

“Esse programa iria beneficiar muita gente. Eu estou desempregada no momento e recebia um salário mínimo e não dava para tirar. Quero muito tirar a habilitação, mas não tive oportunidade ainda. Eu já perdi várias oportunidades de emprego por não ser habilitada e não consegui me habilitar realmente pelos altos valores cobrados nas autoescolas”, disse Elisabete.

Ana Theresa Silva também acredita que, se o CNH Social vir a ser implantado vai ajudar muita gente. “Seria uma ótima oportunidade para quem não tem condições de pagar, pois os valores a cada dia são muito altos, impossibilitando pessoas que até já sabe dirigir de tirar sua CNH. Ajudaria até mesmo para geração de empregos diretos e indiretos”, comentou.    

De acordo com a assessoria de Comunicação do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), já existe um projeto em andamento para implantar o programa de CNH Social no Estado. O projeto está sendo estudado pela chefia de Educação para o Trânsito e assim que tiver pronto vai ser entregue  ao governador e provavelmente em 2017 deverá  entrar em execução.

Ainda de acordo com o Detran/AL, o estado está oferecendo o aulão preparatório que acontece de 15 em 15 dias.

A assessoria informou que os interessados em participar do aulão devem procurar o órgão para saber maiores informações e procedimentos.

Caso o programa de CNH Social seja implantado em Alagoas, as pessoas que conseguirem tirar a sua habilitação através dele vai ter uma economia de pelo menos R$ 1.300 a R$ 1.800, preço médio cobrado nas autoescolas pela primeira habilitação na categoria A e B.

Pelo menos oito estados brasileiros estão como Alagoas e ainda não implantaram o projeto como determina lei. São eles  Pará, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.