Cidades

Prefeito Rui Palmeira não descarta apoio às prévias carnavalescas de Maceió

Pronunciamento ocorre após diretoria do bloco Pinto da Madrugada anunciar que não desfilará no próximo ano

Por Tribuna Independente 24/11/2016 10h07
Prefeito Rui Palmeira não descarta apoio às prévias carnavalescas de Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

O prefeito reeleito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) informou à imprensa na quarta-feira (23), que não descarta a possiblidade de ajudar no desfile das prévias carnavalescas na capital. O pronunciamento ocorreu após a diretoria do Pinto da Madrugada anunciar por meio de nota, na última segunda-feira (21), que o bloco não vai desfilar nas prévias de 2017 por conta da crise e da saída de um dos dirigentes.

O prefeito informou que, no entanto, no momento não poderia afirmar nada porque ainda não analisou o orçamento. Segundo Rui Palmeira, a Prefeitura ainda não definiu nada em relação ao orçamento para as prévias e nem para o carnaval em Maceió.

“Espero que consigamos ajudar de alguma forma, mas não tem nada certo ainda”, expôs o prefeito.

Rui Palmeira também falou sobre o Maceió Verão, temporada de shows com atrações locais e nacionais que acontece na orla da capital em janeiro.  De acordo com o prefeito, também não tem nada confirmado sobre a realização do evento.  E que, por instante, a Prefeitura está em busca de parceria de empresas privadas. “Se não conseguirmos com o setor privado, não vamos ter como fazer o evento com recursos próprios”.

A equipe do Tribuna Independente entrou em contato com a Prefeitura de Maceió e em nota ela informou que tem assegurado o apoio em infraestrutura para a realização de eventos da cultura popular, como o Carnaval, e garantido que as agremiações e blocos, assim como a população, em geral, saiam às ruas para participar dos festejos.

A Prefeitura informou que, quando há recursos públicos disponíveis, a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) tem lançado editais à participação democrática de todas as entidades constituídas e que para as festividades do próximo ano, qualquer movimentação neste sentido depende do Orçamento para 2017, ainda em aprovação.

PINTO

A decisão dos dirigentes do bloco Pinto da Madrugada aconteceu após sucessivas reuniões entre dirigentes, conselheiros e colaboradores mais próximos.

Em entrevista à reportagem do Tribuna Independente, Marcos Davi, um dos diretores do bloco,  disse que a decisão resultou na dificuldade de prosseguir diante do cenário de crise. “Não estamos conjuntamente com os três diretores, porque um não está mais, e em 2017 não temos condições de sairmos. As questões do Pinto da Madrugada não sair no ano que vem são nossas, internas, porém dentro da situação que o país enfrenta. Não podemos ficar alheios e isentos da realidade que a sociedade está passando”, explicou.

O dirigente disse ainda que a vida inteira foi de batalha em busca de patrocínios, realizando diversos eventos para conseguir recursos. No momento, insuficientes para garantir condições do bloco sair.

O diretor frisou ainda que o bloco saiu este ano de forma reduzida porque não teve apoio da Prefeitura Municipal e os organizadores precisaram cancelar o famoso ‘Mungunzá do Pinto’, que abria as prévias carnavalescas uma semana antes do desfile. A diretoria alegou que sem a contribuição da Prefeitura ficaria inviável arcar com todas as despesas que englobam 15 orquestras de frevo e aproximadamente 600 músicos para garantir a animação de 220 mil foliões, que desfilam na Orla da Pajuçara há 16 anos.