Cidades

Confira o que fazer antes de realizar festas em vias públicas

Alguns fatores que deverão ser informados são o local exato, os dias e os horários de funcionamento do evento

Por Assessoria 21/11/2016 17h26
Confira o que fazer antes de realizar festas em vias públicas
Reprodução - Foto: Assessoria

Organizadores devem procurar SMTT, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar com trinta dias de antecedência da data prevista para montagem e festejo.

As festas de final de ano vêm chegando e muitos grupos costumam montar estruturas em vias públicas de bairros e conjuntos. Em Maceió, para tanto, os organizadores de grandes ou pequenos eventos precisam saber quais os procedimentos, junto à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), são necessários para a instalação das estruturas.

Trinta dias antes da data prevista para a montagem e o festejo, os interessados devem procurar a SMTT, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar para regularizar a situação. “É preciso entrar em contato com essas três forças para que todas elas tenham ciência da situação e posteriormente autorizem a montagem”, relata o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro.

Alguns fatores que deverão ser informados são o local exato, os dias e os horários de funcionamento do evento. No que diz respeito ao trânsito, o responsável deverá estar atento se a circulação de veículos não será comprometida, se os moradores do entorno terão fácil acesso às residências e se ambulâncias não terão dificuldade em acessar o local caso precise prestar socorro.

Os organizadores deverão ainda entrar em contato com a Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) para comunicar a utilização do espaço público. A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA) deverá ser avisada caso haja a utilização de aparelhos de som.

“A SMTT e os demais órgãos realizarão uma fiscalização no local informado para verificar se todas as regras estabelecidas estão sendo seguidas após a montagem da estrutura. Caso comprove-se qualquer irregularidade, o evento pode ser cancelado. Por isso é importante que os responsáveis sigam todas as normas”, frisa o diretor.