Cidades

Grupos artísticos tomam o Centro em celebração ao dia da Consciência Negra

Saurê Palmares é realizado pela Prefeitura de Maceió há quatro anos

18/11/2016 20h09
Grupos artísticos tomam o Centro em celebração ao dia da Consciência Negra
Reprodução - Foto: Assessoria

“Branco, se você soubesse o valor que o preto tem. Tu tomava um banho de piche, branco, e ficava preto também”. Os versos da música ‘Ilê Aye’, da banda ‘O Rappa’, iniciaram as apresentações do palco montado na Praça Deodoro, no Centro de Maceió, nesta sexta-feira (18). Enquanto a banda Afro Afoxé interpretava grandes sucessos da música brasileira, chegava um público cada vez mais expressivo para acompanhar a apresentação, que ainda iria contar com outros artistas alagoanos que ressaltam a cultura negra brasileira. O palco montado na Praça Deodoro foi apenas uma parte do grande evento denominado Saurê Palmares, que comemora o mês da Consciência Negra em Maceió.

O dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro e o Saurê Palmares é realizado pela Prefeitura de Maceió há quatro anos. O evento conta com uma programação extensa em vários pontos da cidade. Neste ano, o Saurê começou na quarta-feira (16) com o “Cenafro”, palestras de afroempreendedorismo que envolvem moda, gastronomia, teatro, música, entre outros temas, no Centro Cultural Arte Pajuçara, porém, o ponto alto do movimento aconteceu nesta sexta, com shows de grupos convocados em processo de seleção pela Prefeitura de Maceió.

“Saurê significa ‘Saudação a Palmares’. Entendemos que a celebração [da Consciência Negra] acontece na serra, e a ideia é trazer a temática da cultura negra para o centro da cidade”, afirmou o gerente de políticas culturais que faz parte da produção do evento, Amaurício de Jesus, à reportagem do Tribuna Hoje. Amaurício afirmou que as bandas Afro Mandela e Afro Afoxé, que se apresentaram nesta sexta na Praça Deodoro, são as mais antigas bandas de percussão de Maceió.

“Convocamos os artistas que já têm uma projeção dentro de Alagoas. A apresentação desta sexta-feira também conta com o Afoxé Odô Iyá, Babilak Bah, Orquestra de Tambores de Alagoas e Luiz de Assis, que é integrante da famosa banda Vibrações, porém ele irá se apresentar mostrando um trabalho solo. O Luiz foi premiado recentemente”, disse Amaurício.

Rapidamente, a Praça Deodoro foi tomada por um público de expectadores que se animaram com o som forte dos tambores das apresentações musicais. “A questão não é focar apenas na cultura negra, mas na cultura brasileira no geral, e um evento assim mostra isso. Todos estão aqui, independente de cor e gênero, assistindo as apresentações. O Saurê vem só fortalecer que somos todos iguais”, afirmou o grafiteiro Joe Santos, enquanto assistia a apresentação da banda Afro Afoxé.

Esta edição do Saurê Palmares também contou com o Giro dos Folguedos. Mais de 30 grupos de folguedos se apresentaram em tablados espalhados no calçadão do comércio de Maceió. Criado em 2013, o Giro dos Folguedos tem levado a cultura alagoana aos bairros de Maceió.

De acordo com o diretor de Produção Cultural da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Keyler Simões, desta vez o projeto teve como objetivo fazer uma saudação ao dia da Consciência Negra. O Boi Águia de Ouro foi um dos grupos que participou do Giro dos Folguedos. O jovem Jonatan, percussionista do grupo de 16 anos de idade, disse à reportagem que se sente muito bem tocando com o grupo para celebrar o dia da Consciência Negra.

Durante o final de semana, as apresentações dos grupos artísticos acontecem na Praça Multieventos, na orla do bairro da Pajuçara, em Maceió.

 

Fotos: Rívison Batista - Tribuna Hoje