Cidades

Durante operação, SMTT autuou três veículos com características de Uber em Maceió

Agentes de trânsito perceberem que carros particulares estavam sendo utilizados para transporte remunerado de passageiros

Por Tribuna Independente 18/11/2016 13h43
Durante operação, SMTT autuou três veículos com características de Uber em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

A Superintendência de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) autuou em uma operação de rotina três motoristas com características do aplicativo Uber. A autuação ocorreu após os agentes de trânsito perceberem que os veículos particulares estavam sendo utilizados para transporte remunerado de passageiros.

De acordo com ao órgão, a fiscalização de transporte irregular de passageiro ocorre diariamente em toda capital para coibir motoristas que utilizam veículos particulares para fazer o transporte de pessoas de forma lucrativa.

A SMTT diz que o Uber é um transporte irregular na capital alagoana e que se algum motorista for pego vai sofrer as medidas administrativas cabíveis. Ainda de acordo com o órgão municipal, as fiscalizações não são direcionadas ao Uber e sim a todos os veículos que trafegam fazendo o transporte de passageiros de forma irregular.

A fiscalização atualmente está mais rigorosa e visa nos veículos que estejam com caraterísticas do aplicativo, segundo a SMTT.

O Uber está autuando em Maceió a um mês e meio e até o momento essas foram as primeiras autuações registradas contra os condutores do aplicativo.

Em relação aos casos de autuação por parte dos agentes de trânsito, a assessoria da Uber informou que a empresa não concorda com esse tipo de atuação por parte do órgão de trânsito porque o serviço prestado pelos motoristas parceiros não só se encontram respaldado na legislação Federal, mas ainda na própria Constituição Federal. E reforça que os motoristas da Uber precisam ter os seus direitos constitucionais de trabalhar (exercício da livre iniciativa e liberdade do exercício profissional) preservados.

De acordo com a assessoria da Uber, para ser um parceiro da empresa, o motorista deve assegurar o bem estar e segurança dos usuários. Eles passam por uma triagem, sendo observados antecedentes criminais, nas esferas municipal, estadual e federal, além de ser necessário um seguro que ofereça cobertura para o passageiro. Outra caraterística é que os condutores passam por avaliações constantes pelos passageiros do serviço, logo após sua prestação e quem for avaliado negativamente pode ser suspenso e até perder o direito de prestar os serviços.

O pagamento da corrida é feito através do cartão de crédito cadastrado na plataforma Uber. O passageiro apenas vai pegar o veículo e descer dele no término da rota que vai fazer. Os usuários vão receber no celular a informação sobre o trajeto e o valor da viagem.

O aplicativo ainda continua gerando polêmica na capital alagoana. Já houve protestos de taxistas, impedimento de motoristas Uber’s fazer o transporte e também manifestações dos motoristas da plataforma para continuar trabalhando e para que o município regularize os serviços.

A empresa diz que seus motoristas estão protegidos por lei e irão continuar atuando em qualquer território brasileiro, salientando que não veio para competir com os taxistas.