Cidades
Avanço das obras do Eixo Quartel atrai estudantes do curso de engenharia civil
Cerca de 50 alunos acompanharam o andamento das obras que proporcionarão maior mobilidade aos maceioenses
Aliar o conhecimento teórico a prática. É com esse intuito que alunos do curso de engenharia civil, de duas universidades particulares de Maceió - FAT e Cesmac -, visitaram as obras do Eixo Quartel nesta quinta-feira (17). Os estudantes foram recebidos pela equipe técnica da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), responsável pela implantação dos eixos viários em Maceió.
“Recebemos duas turmas de engenharia civil para uma visita técnica às obras do Eixo Quartel. Durante a visita, foi possível evidenciar os elementos construtivos da obra, a finalidade dos eixos, e também apresentamos os serviços em andamento, abordando assuntos como prazo e cronograma de execução”, contou Nello Gusmão, engenheiro responsável pelo andamento das obras dos eixos viários Cepa e Quartel.
Atentos à explicação, os alunos tiraram dúvidas com relação a aspectos técnicos e seus elementos construtivos. O professor Fernando Carvalho, ressaltou a importância da visita técnica.
“A turma que visitou as obras é da disciplina de estrada, do 6º período de engenharia civil. Nós estamos vendo no curso itens como o projeto geométrico, drenagem e terraplanagem. É fundamental para os estudantes ter esse contato direto com uma obra em andamento, que contempla esses elementos, para poder alinhar o conhecimento teórico a pratica”, explicou o professor.
Eixos Viários
Visando proporcionar mobilidade urbana aos maceioenses, o governo do Estado, por meio da Setrand, trabalha na implantação dos eixos viários Cepa e Quartel. Os dois eixos terão o formato de binários – duas vias paralelas, de mão única e sentido contrário - e irão servir como vias de escoamento do trânsito para a otimização do tráfego na área, visando desafogar o principal corredor viário da capital, a Avenida Fernandes Lima.
O Eixo Quartel terá cerca de seis quilômetros de comprimento, com início na Rua Marieta Lages, no bairro do Farol, próximo a Super Pizza, estendendo-se até a Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta, por trás do Hospital do Açúcar, tornando-se uma nova alternativa de circulação viária no sentido Sul/Norte e Leste da região Metropolitana de Maceió.
Já o Eixo Cepa terá nove quilômetros de extensão, com início no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Gruta de Lourdes, estendendo-se até as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, próximo à ladeira Teobaldo Barbosa.
Mais lidas
-
1Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Fora de campo
Em liberdade condicional, ex-jogador Daniel Alves 'se converte' e pode virar cantor gospel; veja vídeo
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Tragédia
IML de Maceió divulga relação de vítimas de acidente em União dos Palmares