Cidades

Sindpol realiza vigília com café da manhã nesta quinta-feira (17)

Sindicato e policiais civis vão cobrar realização da reunião de negociação do aumento do piso salarial

Por Assessoria / Sindpol 16/11/2016 10h57
Sindpol realiza vigília com café da manhã nesta quinta-feira (17)
Reprodução - Foto: Assessoria

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realizará vigília com café da manhã, nesta quinta-feira (17), em frente à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) a partir das 8 horas.

Na mobilização, o sindicato e os policiais civis vão cobrar a realização da reunião de negociação do aumento do piso salarial ao secretário de Planejamento, Christian Teixeira, bem como os outros itens da pauta de reivindicações da categoria.

Na manifestação, haverá "adesivaço" e panfletagem de impressos “Governo sem palavra, povo sem segurança” que tratam do descaso do governo com as reivindicações da categoria, resultando no aumento da violência em Alagoas.

Mobilização

Os policiais civis estão mobilizados, desde o ano passado, pela valorização e cobram o cumprimento da pauta de reivindicações que contém 23 itens. Entre os principais pleitos, o reajuste do piso salarial, a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS), o pagamento de risco de vida e de insalubridade, o fim do desvio de função que é a custódia de preso, o plano de saúde mantido pelo Estado. O Governo de Alagoas não concedeu nenhum dos itens à categoria.

Atualmente, os policiais civis de Alagoas estão no 25º lugar do ranking dos pisos salariais do Brasil e também é o pior salário da segurança pública com nível superior no Estado.

A categoria também repudia a falta de verdade do Governo do Estado quando diz que os policiais obtiveram conquistas, quando, na verdade, vem retirando direitos conquistados nos governos anteriores. O Sindpol revela que o Governo deve o reajuste do piso salarial, os percentuais de 1,4% do IPCA de 2015 e 10,48% de 2016, o pagamento retroativo das progressões, bem como não reconhece o risco de vida dos policiais civis.