Cidades

Modelo de Gestão da Seplag deve acelerar respostas à população

Disseminações do Sistema de Gestão da Qualidade colaboram para mudança de postura na máquina pública

Por Ascom / Seplag-AL 16/11/2016 16h26
Modelo de Gestão da Seplag deve acelerar respostas à população
Reprodução - Foto: Assessoria

Seja na vida pessoal, seja no ambiente de trabalho, é certo que a organização pode ser um fator diferencial, com poder de conferir agilidade e eficácia. Nas instituições governamentais, a organização também é um agente indispensável: sem ela, tanto o trabalho interno, quanto as respostas à população ficam inconcebíveis, nada consegue avançar de forma satisfatória e célere.

É justamente para disseminar um modelo de gestão organizado e que atenda às reais necessidades da esfera pública alagoana, e da sociedade como um todo, que a Superintendência de Modernização e Gestão da Qualidade (Sumoge) vem fazendo um trabalho constante com órgãos que compõem o Estado.

Vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o setor é peça fundamental para o estabelecimento da Gestão da Qualidade na pasta, que contribui para o controle interno dos processos de uma instituição e que tem proporcionado uma verdadeira mudança de visão e de resultados na máquina pública.

Dedicada a este processo, a Seplag tem servido de referência para todo o Estado e, ainda, compartilhado o conhecimento adquirido desde o início da implantação do sistema adotado pela Secretaria. Inicialmente, apenas 11 outras instituições contariam com o apoio da pasta para se adequar ao modelo e, consequentemente, atender aos requisitos necessários, por exemplo, a uma certificação na NBR ISO 9001: 2008. No entanto, esse panorama mudou.

“O sucesso e o reconhecimento da importância do sistema para a administração estadual foram tão incisivos que a proposta foi ganhando corpo e, atualmente, 25 órgãos alagoanos estão recebendo capacitações promovidas por nós no que diz respeito à disseminação do Modelo de Gestão da Qualidade”, explicou Adriana Maia, superintendente da Sumoge.

Novas perspectivas

Responsável pelo controle interno dos órgãos do Poder Executivo e pela transparência nos processos em todo o âmbito estadual, a Controladoria Geral do Estado (CGE) é uma das entidades que tem se esforçado para garantir a otimização do serviço público por meio da certificação na ISO. Monitorado em uma pré-auditoria por Walmir Pedrosa, da Fundação Vanzolini, o órgão passará pelo teste final para a certificação nos dias 21 e 22 de novembro.

Pedrosa, que recomendou a continuidade do processo e fez um trabalho de amostragem com a equipe da CGE, afirmou ter saído do órgão impressionado com a transparência nos processos. O auditor parabenizou ainda o trabalho desenvolvido pela Seplag e a iniciativa do Estado em atentar para a importância da ISO.

“Quando fui à Seplag, me deparei com um modelo de gestão simplificado, bastante objetivo, e que atende a toda uma complexidade da rotina com base em indicadores, onde todo mundo sabe muito bem o seu papel dentro da Secretaria. É esse tipo de visão que deve ser replicada”, afirmou o representante da Fundação Vanzolini.

De acordo com a Chefe de Gabinete e Representante da Direção (RD) da implantação do sistema na CGE, Arielle Almeida, o acordo de cooperação técnica firmado com a Seplag já tem rendido bons frutos e transformado a rotina no órgão.

“A Seplag tem feito um trabalho brilhante. Tivemos um ano e meio de disseminação e os resultados já podem ser vistos em nosso cotidiano de trabalho. A visão dos próprios servidores quanto à padronização dos processos mudou e a forma de controle e organização é outra. A controladora Maria Clara já obtém uma resposta célere hoje em dia por conta dessa transformação, desse controle interno que tem nos melhorado enquanto órgão”, disse Arielle.

Segundo a controladora Geral do Estado, no entanto, os resultados externos é que merecem destaque nesse processo. De acordo com ela, a população é o grande beneficiado com a implementação do sistema.

“Nós prezamos pela transparência e, para a população, isso é um ganho enorme. Temos a lei de acesso à informação, que estabelece prazos de respostas aos envolvidos e, de certa forma, o sistema da qualidade afeta no sentido de que quanto mais estivermos internamente organizados, mais rápida e eficaz será a resposta para a população. Essa iniciativa mostra a preocupação do governo em mostrar resultados cada vez mais ágeis e eficazes à população”, explicou Maria Clara Bugarim.

Gratidão

Com um brilho nos olhos de quem sabe da importância do trabalho que faz, Adriana Maia diz ficar grata quando pensa no passado e vê que, de acordo com o que tem sido plantado no presente, o futuro só tende a trazer melhorias a toda Alagoas.

Segundo a superintendente, além de reduzir despesas, as disseminações promovidas pela pasta têm economizado também o tempo e melhorado a qualidade dos produtos dos órgãos e do serviço público como um todo.

“Apesar de contarmos com apenas nove servidores dentro da Sumoge, estamos quebrando paradigmas, provando que podemos utilizar a prata da casa para nos reciclarmos, sem gastar um tostão de fora. Sinto-me grata porque todos serão afetados positivamente, inclusive nós, servidores, que também utilizamos o serviço público. O mais importante, entretanto, é quebrar o velho paradigma de que nada funciona no Estado. Estamos provando o contrário”, explicou Maia.

Para o secretário do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, a parceria firmada entre a Seplag e os órgãos estaduais é mais do que necessária para a construção de uma nova Alagoas. De acordo com ele, o contrato de cooperação técnica reflete a necessidade do Governo em dar continuidade ao trabalho de excelência por meio de uma gestão criativa.

“Embora o país esteja passando por um momento de restrições financeiras, não podemos deixar de continuar avançando. É nosso dever encontrar formas de fazer mais com menos, poupar recursos sem deixar de garantir a qualidade e a otimização do serviço público. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas temos também consciência do nosso esforço e dos resultados que eles já estão trazendo para o cidadão alagoano”, afirmou o titular da pasta.

A expectativa, segundo a Sumoge, é que os demais órgãos qualificados entrem em processo de implementação da ferramenta dentro dos próximos meses.