Cidades

Alagoas se despede do artista plástico e cartunista Hércules Mendes

Hércules Mendes foi o único alagoano presente no catálogo da primeira Bienal Internacional de Caricaturas

16/11/2016 19h46
Alagoas se despede do artista plástico e cartunista Hércules Mendes
Reprodução - Foto: Assessoria

O cartunista, economista e artista plástico alagoano Hércules Mendes, de 78 anos, faleceu nesta quarta-feira (16) e deixou uma grande lacuna no meio artístico de Alagoas. Hércules atuou, por mais de 50 anos, como caricaturista, escultor e cartunista, sempre fazendo questão de expor a cultura alagoana em seus trabalhos. Ele morreu em consequência de complicações de um pós-operatório de cirurgia de vesícula.

O sepultamento de Hércules Mendes aconteceu às 16h no Cemitério Parque das Flores, em Maceió. Em março deste ano, Hércules Mendes foi homenageado, pelo Governo do Estado, com a exposição "Humor Gráfico em Alagoas; uma homenagem a Hércules Mendes". A mostra reuniu vários estudantes, amantes das artes e profissionais do segmento.

Segundo o jornalista Ailton Villanova, Hércules foi um dos maiores cartunistas do Brasil. “Ele era meu amigo. Tinha todo um prestígio internacional, mas mesmo assim era um cara muito simples”, afirmou Ailton.

Outro amigo de Hércules, o repórter fotográfico José Ronaldo, afirmou que conhecia o artista de longa data. “Conheço o Hércules desde os tempos em que ele era solteiro. Foi um desenhista de mão cheia e trabalhava, notadamente, com tinta nanquim”, disse o repórter. José Ronaldo também comentou à reportagem do Tribuna Hoje sobre uma ocasião em que Hércules Mendes entregou, ao ex-jogador Pelé, uma caricatura do próprio.

“Pelé veio a Maceió e o Hércules fez um desenho com tinta nanquim dele e foi entregar no Bar das Ostras, na beira da Lagoa Mundaú”, disse José Ronaldo. Segundo o repórter fotográfico e amigo do artista plástico, Hércules teve um problema renal e fazia hemodiálise. “Pessoalmente, ele era um pouco retraído, porém, com pessoas que ele conhecia bem, ele tinha o sorriso mais largo do mundo”, afirmou Ronaldo.

Hércules Mendes foi o único alagoano presente no catálogo da primeira Bienal Internacional de Caricaturas, considerado o melhor festival de humor de 2013.

O também cartunista e secretário de Comunicação do Estado, Ênio Lins, lamentou a morte do artista. Ênio Lins destacou que o trabalho de Hércules Mendes sempre foi uma grande inspiração para ele.