Cidades

Encontro debate importância do controle social para efetivação do Suas

Maceió sedia 36º Encontro do Fonaceas a partir desta quarta-feira (9)

Por Ascom / Seades-AL 08/11/2016 15h38
Encontro debate importância do controle social para efetivação do Suas
Reprodução - Foto: Assessoria

Entre os dias 9 e 11 de novembro, conselheiros estaduais de Assistência Social de todo o Brasil estarão reunidos em Maceió para debater os rumos da área no Brasil para o próximo ano. O 36º Encontro do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas) terá a participação de representantes do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), com debates focados no controle social do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A temática, de acordo com a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas (Ceas-AL), Ana Tojal, tem reflexos importantes na execução das ações e serviços prestados aos usuários do sistema.

“Essa é uma temática pulsante, que interfere diretamente na qualidade de vida do usuário do Sistema Único de Assistência Social. Aqui em Maceió, teremos a oportunidade de debater o que vem sendo feito com relação ao controle social e pensar um caminho que possa fortalecer o Suas em Alagoas e no Brasil”, disse a presidente do Ceas-AL.

Na avaliação do secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, o 36º Encontro do Fonaceas acontece em Maceió em um momento decisivo para o andamento das políticas públicas de Assistência Social.

“Durante o evento, queremos reforçar o apoio do Governo de Alagoas à atuação dos técnicos e gestores do Suas em Alagoas, fortalecendo nossa parceria com os municípios e incentivando a ampliação dos direitos garantidos aos usuários do Sistema Único. Essas são as vozes que precisamos escutar para que haja uma verdadeira política de inclusão”, disse Pinaud.

Programação

A abertura oficial do Encontro do Fonaceas acontece na quarta-feira, às 13h30, na Escola Fazendária, no bairro de Jacarecica. Após a cerimônia, o Ceas-AL e a Seades fazem apresentações sobre o trabalho executado em Alagoas, seguidas por um debate.

O primeiro dia de atividades será encerrado por um painel conduzido pelo ex-presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), José Rodrigues, conselheiro estadual do Mato Grosso.

No dia 10, a programação aborda a temática Comunidades Tradicionais, Gênero e Diversidade nos Programas de Assistência Social, em painel apresentado pelo Ceas-AL. Em seguida, a técnica da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Solange Teixeira, debate O Papel do Controle Social nos Programas de Transferência de Renda.

No dia 11, o 36º Encontro do Fonaceas será encerrado com a oficialização da Carta de Maceió, onde serão registradas as diretrizes definidas durante as atividades, e a posse da nova direção do CNAS, que será eleita pela manhã.

(Imagem: Divulgação)