Cidades

Projeto-piloto da Primeira Infância de Alagoas promove capacitações

Agentes públicos receberam orientações de cuidados e nutrição

Por Ascom/Seades 05/11/2016 08h08
Projeto-piloto da Primeira Infância de Alagoas promove capacitações
Reprodução - Foto: Assessoria

Duas capacitações importantes aconteceram na quinta-feira (3) e nesta sexta-feira (4), na cidade de Murici, onde está sendo implantado o projeto-piloto da Primeira Infância de Alagoas. Os eventos foram organizados pela Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e pelo Centro de Recuperação e Educacional Nutricional (CREN), tendo como público-alvo professores, assistentes sociais e outros profissionais da saúde.O seminário organizado pela Seades teve a participação de mais de 50 profissionais e contou com oficinas e palestras de duas psicólogas, Sara Guimarães e Delane Maria Medeiros. “A capacitação é importante porque formamos agentes multiplicadores com olhar mais cuidadoso e amoroso para a criança, já durante a gestação”, disse Delane Medeiros. Para Ana Paula Albuquerque, gerente de Gestão de Trabalho da Seades, a capacitação leva a temática da primeira infância para ser aplicada dentro da realidade do cotidiano de trabalho destes assistentes sociais, psicólogos e educadores físicos.

“Buscamos informar, capacitar, mas, além disso, trocar experiências, conhecer a realidade desta comunidade”, ressaltou a representante da Seades.NutriçãoNesta etapa de capacitação do projeto-piloto da primeira infância, o tema nutrição foi levado até professores da Escola Cícero Calheiros. De acordo com a nutricionista do Cren, Ana Paula Clemente, os objetivos iniciais foram mapear o que está sendo desenvolvido na escola e identificar os gargalos.“Conhecendo como as questões nutricionais são trabalhadas na escola realizamos a palestra e oficina para mostrar importância da nutrição saudável para o desenvolvimento infantil. Precisamos empoderar esses professores para que eles sejam os atores da boa formação nutricional destas crianças”, explicou Ana Paula, que palestrou juntamente com a nutricionista Nathalia Fidelis.

De acordo com o cronograma do Cren, a capacitação para professoras nas escolas será de forma descentralizada e ocorrerá semanalmente em cada unidade de ensino de Murici. Paralelo a essa atividade, as nutricionistas continuam no mês de novembro o mutirão de avaliação antropométrica entre crianças de 0 a 6 anos.