Cidades

Rose d"Paula ressalta eficiência do Samu seis meses após grave acidente

Cantora alagoana foi atendida pelo Samu Aeromédico depois de acidente na BR-104 em Messias

Por Agência Alagoas 04/11/2016 11h28
Rose d'Paula ressalta eficiência do Samu seis meses após grave acidente
Reprodução - Foto: Assessoria

“O milagre veio voando e se chama Samu Aeromédico”. As palavras são da cantora alagoana Rosiete Ferreira dos Santos, conhecida no mundo da música como Rose D’Paula.

Vítima de um acidente automobilístico no dia 1º de maio, no município de Messias, quando voltava de Gravatá (PE) para Maceió (AL), ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde recebeu toda a assistência necessária e teve a saúde restabelecida.

Seis meses após ser salva pelo Samu Aeromédico, a cantora alagoana evidencia a agilidade e eficiência do serviço, que, segundo, ela foi decisivo para preservar sua vida e, consequentemente, assegurar seu retorno ao convívio da família e dos fãs. Rose D’Paula relata que o acidente ocorreu por volta das 15 horas e que no automóvel em que trafegava estavam o marido e um casal de amigos.

“Infelizmente, minha amiga faleceu no local; os outros ocupantes tiveram ferimentos leves, se comparados aos meus. Graças a Deus e à agilidade do Samu Aeromédico estou viva, contando a história, e posso voltar a fazer o que mais gosto, que é cantar e emocionar as pessoas”, salientou.

Operação

Para atender todas as vítimas do acidente, além do Aeromédico, foi encaminhada uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básico (USB). Eles foram responsáveis por prestar os primeiros socorros às vítimas e transportar os feridos adequadamente para o HGE.

Samu Aeromédico (Foto: Ascom / Sesau-AL)

Rose D’Paula lembra que, apesar de todos os ferimentos que teve, uma vez que quebrou um braço, teve ferimentos na perna, no joelho e derrame pleural, permaneceu consciente de tudo que estava acontecendo. Ela foi submetida a cinco cirurgias e segue em recuperação.

A cantora confessa que não tinha colocado o cinto de segurança por estar no banco traseiro do automóvel. “Isso foi um erro. Por isso ocorreram todos os traumas que sofri”, evidenciou, ao recomendar que o uso do cinto do segurança é imprescindível.

“Com certeza tenho dois dias para comemorar o meu aniversário. Um deles é 1º de maio, dia do acidente, porque nasci de novo. Agradeço a todos do Samu que chegaram rápido ao local e fizeram o resgate de forma rápida”, destacou.

Samu Aeromédico

Criado em 2010, o Samu Aeromédico dispõe de helicóptero totalmente equipado, do tipo Esquilo Bi-turbina – 355, com capacidade de voar 230 km/h. A equipe, formada por um médico, um enfermeiro e tripulantes, atende às vítimas de acidentes graves, como acidentes automobilísticos.

A abrangência da aeronave compreende as áreas da BR-101, BR-104, BR-316, AL-101 Norte e Sul, AL-110, AL-115 e AL-220. A aeronave fica disponível para o atendimento da população todos os dias da semana, das 7h às 17h.

De acordo com o Setor de Estatística, até outubro deste ano, o Samu Aeromédico já salvou 1.155 pessoas. Além dos atendimentos de politraumas, a equipe também realiza transferência de pacientes para realização de transplantes, inclusive para outros Estados, e presta socorro a vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).