Cidades

Secretário Nacional de Segurança Pública garante parceria entre governos

Celso Perioli falou de mudanças na Senasp e dos investimentos para auxiliar os estados

Por Agência Alagoas 04/11/2016 10h28
Secretário Nacional de Segurança Pública garante parceria entre governos
Reprodução - Foto: Assessoria

O secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioili, presidiu, na noite desta quinta-feira (3), a Mesa de Situação da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. Recepcionado pelos secretários Lima Júnior e Delano Sobral, ele conheceu de perto o funcionamento do planejamento integrado das forças policiais.

O secretário Lima Júnior fez uma explanação sobre o significado da Mesa de Situação, mostrou gráficos e tabelas confeccionados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), reafirmando que é uma inovação na Segurança Pública, e de onde saem as decisões para as ações na capital e interior, tendo como base os registros diários de ocorrências.

"Essa forma de trabalhar já nos deu a prova de que é o caminho certo. Além das polícias estaduais, do Corpo de Bombeiros e da Perícia contamos também com parcerias como a PRF e a Secretaria de Ressocialização que todos os dias participam das discussões, problemas e êxitos. Isso tem sido fundamental e é um grande avanço, não fazemos nada sozinhos", explicou Lima Júnior.

Perioli falou de mudanças na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e dos investimentos do Governo Federal para auxiliar os estados no. combate à criminalidade, elogiando a iniciativa de Alagoas.

"Alagoas está de parabéns, acredito que a integração é quem traz os resultados. Percebemos que aqui existe uma organização imprescindível, um entendimento entre as instituições e se não houver união não se chega a lugar algum. A Senasp passará por uma repaginada, projetos serão retomados, outros criados e executados visando atender as secretarias estaduais no combate à criminalidade. Sabemos que fazer segurança pública não é fácil, mas não é impossível. Mas é preciso fazer como vocês, trabalhar unindo forças", ressalta Celso Perioli.

Na oportunidade, o comandante-geral, coronel Lima Júnior, e o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, pediram a Perioli apoio para agilizar o envio dos coletes balísticos para Alagoas que já foram confeccionados, lembrando a importância do equipamento para os agentes que diariamente estão nas ruas.

O secretário nacional explicou que as remessas não haviam ainda sido enviadas porque “os coletes não tinham como ser enviados antes por conta da demanda para as olimpíadas”, mas garantiu que vai providenciar para que sejam remetidos o mais rápido possível. “Coloco-me à disposição de vocês e farei o possível para ajudar", afirmou Perioli.

Outro assunto colocado em pauta durante o encontro com a cúpula alagoana foi a padronização de contabilização de dados da criminalidade nos estados da federação. Segundo o secretário Celso Perioli, a discussão será levada, para a reunião do Conselho Nacional de Segurança Pública (Consesp), no próximo dia 8, em Goiás, com a presença do ministro da Justiça.