Cidades

Cemitérios de Maceió se preparam para o Dia de Finados

Espaços passam por pinturas, capinação e limpeza para receber visitantes

29/10/2016 11h01
Cemitérios de Maceió se preparam para o Dia de Finados
Reprodução - Foto: Assessoria

O Dia de Finados se aproxima e os cemitérios de Maceió estão nos últimos preparativos para receber milhares de visitantes na próxima quarta-feira (2). Dentro da programação, a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) informou que os cemitérios municipais da capital receberam capinação, pinturas e limpeza.

No São José, onde quatro missas serão realizadas pelo Padre Calmon Malta no dia 2, e no Nossa Senhora da Piedade, cuja capela passou por pequena reforma, os reparos serão finalizados na segunda-feira (31). A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) dará apoio para ordenar o fluxo de veículos no entorno dos cemitérios, que estarão abertos das 7h às 17h.

Dona Pedrita Francisco que vai uma vez por mês no cemitério fazer orações por sua mãe Fortunata Noronha, disse que prefere se antecipar e ir a sepultura mais cedo, ela acha muito tumultuado no dia que é recordado o Dia de Todos os Santos.

Dona Severina de Oliveira e dona Josefa do Carmo também preferem a tranquilidade e passam antes do cemitério para acender velas e fazer orações por seus falecidos. “Venho de vez em quando visitar o túmulo, como sei que a data se aproxima, costumo vir antes, é muita gente e não me sinto bem. Tenho outros parentes enterrados mais longe e aproveito para viajar e visitar outros cemitérios”, mencionaram.

Maria Bernadete dos Santos não é funcionária do cemitério, mas desempregada tem como deslocar uma grana extra, limpando carneirinhos e pintando mausoléus. “Já faço esse serviço há 14 anos, é digno, não é muito, mas já ajuda em casa, o movimento ainda está fraco, só deve melhorar no final de semana e um dia antes do feriado”, comentou.

De acordo com o administrador do cemitério São José, no bairro do Trapiche da Barra, o movimento ainda é considerado baixo, mas é esperado para o Dia de Finados mais de 30 mil visitantes. “Do lado de fora dos cemitérios, serão organizados os vendedores de flores, velas e outros produtos. Foi estabelecido critérios para a utilização correta dos espaços com a delimitação da área que cada comerciante irá ocupar de modo que deixem livres, no mínimo, dois metros de calçada para não atrapalhar a circulação de pedestres”, avisou.

Cemitérios particulares com programação especial

Na quarta-feira (02), os dois cemitérios particulares da capital alagoana: Campo Santo Parque das Flores e Memorial Parque Maceió prepararam um programação especial para receber as família que vão prestar homenagens a seus entes queridos que já faleceram.

No Campo Santo Parque das Flores já é tradicional a cerimônia do Dia da Saudade. A partir das 9h terá a abertura com uma palestra espírita com o tema “Morte: Portal da Vida”; às 10h30 missa com o Padre Francisco Teixeira, acompanhado da cantora Ana Costa e Patrick. Às 16h missa com o Padre Francisco Teixeira, acompanhado da cantora helena dos Anjos.

No Memorial Parque Maceió, que fica no Benedito Bentes, na programação também haverá palestra espirita, às 10h missa campal com o Padre Ramires, e às 16h encerrando com outra missa celebrada pelo Padre Manoel Alves.