Cidades

Arcebispo preside missa no Dia de Finados no Cemitério Divina Pastora

Dia de Finados para a Igreja não é a celebração da morte, mas da ressurreição que Cristo conquistou

29/10/2016 00h14
Arcebispo preside missa no Dia de Finados no Cemitério Divina Pastora
Reprodução - Foto: Assessoria

Dom Antônio Muniz Fernandes preside, na quarta-feira (2), a missa em memória dos fiéis falecidos, às 16h, na Capela do Cemitério Divina Pastora, no bairro de Rio Novo, em Maceió.

O arcebispo, inspirado no Ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia e pondo em prática uma das obras de misericórdia, que consiste no sepultamento dos mortos, motivou a Arquidiocese, durante o Ano Santo, para uma campanha com o objetivo de arrecadar fundos em prol da construção de um grande jazido na área do Cemitério Divina Pastora, destinada aos sepultamentos dos sem identificação.

O metropolita deseja transformar a realidade do Campo Santo para dar dignidade aos que são chamados “indigentes”. Com isso, conta com o apoio da iniciativa privada e dos órgãos públicos. No início do ano, o local foi interditado após inspeção do Ministério Público de Alagoas que encontrou restos mortais expostos e até ossos carbonizados. O desejo da Igreja é construir um espaço que deve ser chamado de Parque da Esperança. O arcebispo faz um apelo aos fiéis que participarem das missas no dia de finados para colaborarem com um quilo de alimento para matar a fome das famílias de trabalhadores da cana-de-açúcar da antiga Usina Sinimbú.

Os pontos de arrecadação serão: Igreja São Gonçalo e Catedral Metropolitana, durante as missas nas capelas dos cemitérios e nas paróquias que desejarem recolher os alimentos e entregar nos pontos de arrecadação.

Dia de celebrar todos os fiéis defuntos

O Dia de Finados para a Igreja não é a celebração da morte, mas da ressurreição que Cristo conquistou. É um dia para recordar e rezar por aqueles que já passaram da realidade terrena para a pátria celeste. Um momento para reflexão sobre o sentido da própria vida. O convite do arcebispo é extensivo aos religiosos, clérigos, autoridades civis e todo o povo de Deus.