Cidades

Secretário de Segurança comenta maior redução de mortes violentas do Brasil

Estado ocupava 1º lugar e conseguiu declinar 20,8%, segundo estudo

Por Agência Alagoas 28/10/2016 16h53
Secretário de Segurança comenta maior redução de mortes violentas do Brasil
Reprodução - Foto: Assessoria

Um marco histórico confirmado em Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que Alagoas foi o Estado que mais reduziu o número de mortes violentas no país. A nova realidade aponta um declínio de 20,8% na taxa de mortes para cada 100 mil habitantes, saindo de 64,1 para 50,8 após um ano de trabalhos integrados das forças policiais. O estudo se refere a 2015.

A conquista alagoana é comentada nacionalmente e enfatizada pelo diretor-presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima, como “um caso muito interessante”. O Estado sempre foi avaliado negativamente e há mais de 10 anos não conseguia se livrar da liderança no ranking nacional.

O diferencial para a transformação do quadro caótico encontrado pelo governador Renan Filho se deve ao empenho dos agentes da Segurança Pública e, principalmente, à integração implantada no novo Governo.

O secretário Lima Junior comemora o trabalho iniciado em janeiro de 2015 e garante que todas as investidas é para que Alagoas reduza ainda mais.

“O resultado é gratificante e a pura demonstração e que tudo o que foi feito a partir de janeiro de 2015 surtiu efeito. Não é fácil sair de uma zona de total desconforto, com críticas severas e torcidas contrárias e em apenas um ano o estado aparecer com a maior redução em mortes violentas no Brasil”, disse Lima Júnior.

A semente, de acordo com o atual secretário, foi plantada com o ex-secretário Alfredo Gaspar, no início da gestão Renan Filho. “Ela germinou com o empenho de todos nós, e agora regamos com todos os cuidados para darmos uma resposta ainda maior à sociedade alagoana que esperava há muito por isso. Temos o apoio incondicional do governo do Estado e reconhecemos que o mérito é de todos que integram a Segurança Pública”, completou o titular da SSP-AL.

A nova realidade, conforme Lima Junior, é o retrato do compromisso e de uma visão diferenciada de se fazer segurança pública.

“A integração é a grande responsável por isso. As polícias trabalhando mais unidas nas ruas, no serviço de inteligência, cada órgão que integra a secretaria criando alternativas para somar e desfazer o que foi encontrado. Mas, não podemos nos acomodar por conta desse resultado, é apenas a primeira vitória e vamos em busca de outras”, ressalta o secretário.

Lima Junior também não esquece de mencionar as parcerias importantes como da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público com o Grupo Estadual de Combate às Ações Criminosas (Gecoc), a 17ª Vara Criminal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e apoio da Força Nacional inserida no plano operacional comandado pelas forças policiais locais.