Cidades

Comitiva de Alagoas conhece projeto da Primeira Infância do RS

Experiência bem-sucedida do estado do Sul ajudará na elaboração do programa que será implantado para crianças alagoanas

Por Ascom / Seades-AL 26/10/2016 12h14
Comitiva de Alagoas conhece projeto da Primeira Infância do RS
Reprodução - Foto: Assessoria

Representantes do Comitê Técnico da Primeira Infância de Alagoas estiveram no início desta semana (25), no Rio Grande do Sul, para conhecerem a metodologia e ações do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). O objetivo é captar modelos da experiência exitosa daquele Estado que possam ser aplicados em Alagoas para garantir a melhor assistência para crianças de zero e seis anos, que vivem em situação de vulnerabilidade.

A comitiva de Alagoas foi recebida pelo secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Paladini, e pela coordenação do PIM. Segundo o secretário, o programa já tem 13 anos de funcionamento e é hoje modelo para outros programas no Brasil, inclusive o do Governo Federal, Criança Feliz. “Temos sido referência em diferentes áreas do desenvolvimento humano e social para o país. Isso nos orgulha muito”, afirmou Paladini.

No primeiro dia da visita, além da apresentação do PIM, os coordenadores alagoanos foram até o município de Viamão, para o acompanhamento de visitas domiciliares às famílias atendidas.

“Acompanhar este trabalho junto à comunidade foi um dos objetivos dessa viagem, e o que vimos aqui é um modelo a ser seguido, adaptando, claro, a nossa realidade. Agora vamos estudar a possibilidade de cooperação técnica entre os Estados”, disse Joyce Amorim, assessora de projetos da primeira-dama do Estado de Alagoas, Renata Calheiros.

Intersetorial

Fizeram parte do grupo de Alagoas, a superintendente de assistência Social da Seades, Aline Rodrigues, e as coordenadoras do Comitê Técnico da Primeira Infância, Margareth Tenório, da Secretaria de Estado da Educação, e Lucineide Paulo, da Secretaria de Estado de Saúde.

 “A atenção direcionada para criança através de uma equipe exclusiva e multidisciplinar possibilita não só um olhar de saúde, mas o acompanhamento cognitivo e de prevenção, completando, assim, o desenvolvimento saudável da criança”, afirmou Lucineide.

O PIM é uma política pública intra e intersetorial, que tem como objetivo orientar as famílias em situação de vulnerabilidade social para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças até seis anos.

Em Alagoas já está em andamento o projeto-piloto da Primeira Infância, na cidade de Murici. Idealizado pela primeira-dama, Renata Calheiros, o projeto também é intersetorial e será levado para mais municípios alagoanos em 2017.