Cidades

16 de outubro de 2016 17:25

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência quer parcerias com MinC

Rosinha da Adefal se reuniu com uma equipe do Ministério da Cultura para tratar de melhorias

A secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rosinha da Adefal, se reuniu na sexta-feira (14) com uma equipe do Ministério da Cultura (MinC) para tratar de parcerias entre os dois órgãos com foco na acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência em atividades culturais. Além de espaços físicos adequados para receber público com deficiência e a divulgação das atrações em formatos acessíveis, a secretária reforçou que é preciso a união de esforços para garantir que essa parcela da população esteja presente em todas as etapas de realização dos projetos culturais com o apoio do Governo Federal.

“A pessoa com deficiência é um cidadão. Ela não deve ser vista apenas como alguém que vai assistir a um espetáculo, mas como uma pessoa que pode se apresentar, trabalhar nos bastidores, atuar na organização do evento e em muitas outras funções”, disse.

Outro tema abordado no encontro foi a necessidade de disponibilização de obras literárias acessíveis, o que incluiu a implementação no Brasil do Tratado de Marraqueche, que entrou em vigor em junho deste ano após ser ratificado por 20 países. O acordo pretende facilitar o acesso às obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para acesso ao texto impresso.

Fonte: Agência Alagoas

Comentários

MAIS NO TH