Cidades

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência quer parcerias com MinC

Rosinha da Adefal se reuniu com uma equipe do Ministério da Cultura para tratar de melhorias

Por Agência Alagoas 16/10/2016 17h25
Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência quer parcerias com MinC
Reprodução - Foto: Assessoria

A secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rosinha da Adefal, se reuniu na sexta-feira (14) com uma equipe do Ministério da Cultura (MinC) para tratar de parcerias entre os dois órgãos com foco na acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência em atividades culturais. Além de espaços físicos adequados para receber público com deficiência e a divulgação das atrações em formatos acessíveis, a secretária reforçou que é preciso a união de esforços para garantir que essa parcela da população esteja presente em todas as etapas de realização dos projetos culturais com o apoio do Governo Federal.

“A pessoa com deficiência é um cidadão. Ela não deve ser vista apenas como alguém que vai assistir a um espetáculo, mas como uma pessoa que pode se apresentar, trabalhar nos bastidores, atuar na organização do evento e em muitas outras funções”, disse.

Outro tema abordado no encontro foi a necessidade de disponibilização de obras literárias acessíveis, o que incluiu a implementação no Brasil do Tratado de Marraqueche, que entrou em vigor em junho deste ano após ser ratificado por 20 países. O acordo pretende facilitar o acesso às obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para acesso ao texto impresso.