Cidades

Projeto de faculdade leva serviços gratuitos para comunidade do Vergel do Lago

O evento foi realizado por alunos e professores do curso de direito da faculdade Estácio Fal com apoio de vários órgãos

14/10/2016 18h34
Projeto de faculdade leva serviços gratuitos para comunidade do Vergel do Lago
Reprodução - Foto: Assessoria

Dezenas de alunos e professores do curso de Direito da faculdade Estácio Fal, através do seu Núcleo de Prática Jurídica, promoveram nesta sexta-feira (14), uma série de serviços gratuitos para os moradores do bairro do Vergel do Lago e região.

Na quarta edição do projeto ‘Ação Social pela Cidadania’, foram oferecidos serviços como realização de conciliações em demandas que envolvam direitos disponíveis, Defensoria Pública com o ônibus para atendimento, orientação jurídica e propositura de ação, expedição de Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e CPF.

De acordo com Michelle Gonçalves, coordenadora do NPJ da Faculdade Estácio, o projeto é importante porque além de levar ações de cidadania aos moradores do bairro, é uma forma de ter maior contato com a população.

“Essa é a quarta edição do projeto, e estamos felizes com o apoio de várias secretarias e órgãos. Estamos oferecendo serviços de cidadania para a população e por incrível que pareça a maioria ainda vêm em busca de documentação civil, documentos básicos como o CPF”, disse a coordenadora do NPJ.

Michelle também comentou que a ação para os estudantes é fundamental por que eles colocam em prática as teorias que aprenderam em sala de aula.  E que, além disso, trabalham com orientação de profissionais capacitados. “Os estudantes são orientados por advogados e supervisionados por professores e a coordenação do curso. É uma oportunidade de colocar em prática o conteúdo visto em sala de aula e exercer a nossa responsabilidade social”, avalia.

A coordenadora acrescenta que o atendimento no Núcleo de Prática Jurídica também é oferecido na sede da faculdade, na Jatiúca, com serviços para solucionar conflitos pré-processuais, conflitos processuais e atendimento e orientação à população.

A estudante Bruna Raphaela do curso de direito, salientou que o evento é importante tanto para os moradores da comunidade que vão em busca da assessoria jurídica quanto para os próprios alunos que  colocam em prática todo aprendizado recebidos em aulas.

“A gente acaba tendo um contato maior com a população, conhecemos suas necessidades e a partir disso orientamos. Além disso, alinhamos a teoria com a prática e isso é muito importante para o nosso crescimento profissional”, completou a estudante.

Dona Rita Medeiros, moradora do bairro foi até o local para tirar a segunda via do CPF e ficou satisfeita com atendimento e com o projeto.

“Essa ação que eles estão realizando é muito boa, consegui tirar o CPF, foi bem fácil. É importante levar esses projetos para as comunidades carentes. Estão de parabéns,” falou Dona Rita.

Além dos serviços oferecidos, o projeto também trouxe para a comunidade, palestras sobre temas jurídicos envolvendo a criança e adolescente, e recreação infantil (em alusão também ao dia da criança), práticas esportivas entre outros.

O evento aconteceu na Casa Paroquial da Igreja do Perpétuo Socorro, no bairro Vergel do Lago, no horário de 09 até 16h.