Brasil
Documentário premiado“O Engraxate que escalou o Everest” estreia no Canal OFF e na Globoplay
produção conta a história do nordestino Rosier Alexandre
Depois de participar e ser premiado em festivais de cinema no Brasil e exterior, o documentário apresenta a trajetória do montanhista nordestino em uma história que vai muito além da conquista do Everest e revela lições de planejamento, coragem, persistência e superação.
Natural de Monsenhor Tabosa, município a 282 quilômetros de Fortaleza (CE), Rosier Alexandre foi mais um cearense que saiu do sertão para ganhar o mundo. No caso dele, isso significou chegar literalmente ao topo do mundo. Nascido em um casebre de taipa e filho de agricultores, Rosier trabalhou na roça até os 16 anos e também foi vendedor de frutas e engraxate. Em 2016, tornou-se o primeiro nordestino a chegar ao topo do Everest, pico mais elevado do mundo, com 8.848 metros de altitude. Além disso, foi também o primeiro nordestino a escalar a montanha mais alta de cada um dos sete continentes.
Essa trajetória marcada por muita coragem, dedicação, persistência e superação aliadas a muito planejamento é contada no documentário “O Engraxate que Escalou o Everest”, dirigido por Ian Ruas, que estreia esta semana em dois canais nacionais. O longa será exibido no Canal OFF (voltado para esportes de aventura, ação, viagens e estilo de vida conectado à natureza) nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, às 23 horas, com reprises na sexta (11), às 17 horas, e no sábado (12), às 15 horas. E a partir da sexta-feira, dia 11 de setembro, também estará disponível na Globoplay, entrando no catálogo da principal plataforma digital de streaming de vídeos e áudios do Grupo Globo.
A produção marca a primeira oportunidade do grande público acompanhar a história de Rosier e os caminhos que o levaram ao ponto mais alto do planeta. O documentário chega às plataformas digitais com uma trajetória marcada por reconhecimento em festivais de cinema no Brasil e no exterior. Em outubro de 2025, conquistou o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no Rio Mountain Festival. Já em abril de 2026, recebeu o prêmio de Melhor Longa-Metragem Nacional no Festival Internacional YvY - Festival Internacional de Cinema Ambiental e de Montanhas, realizado em Teresópolis (RJ). O filme também foi selecionado para o Festival Internacional de Filmes do Nepal e representou o Brasil, tendo sido escolhido entre cerca de 800 produções inscritas, de 40 nacionalidades.
Filmado em quatro países e três continentes, o longa reúne depoimentos de grandes nomes do montanhismo mundial e de empresários como Roberto Macêdo (in memoriam), Nivaldo Teixeira e Nelson Rossi, além de imagens de expedições em condições extremas. A música-tema do filme é assinada por Oswaldo Montenegro, e a trilha sonora por Oswaldo Montenegro, Ian Ruas e Felipe Hostins.
Uma vida superando obstáculos
Mais do que registrar uma escalada e a aventura envolvida nela, “O Engraxate que Escalou o Everest” mostra o que está por trás dos desafios enfrentados pelo montanhista ao longo de três tentativas de chegar ao cume do Everest.
Na primeira ida, em 2014, uma avalanche ocorrida na montanha e próximo onde estava Rosier matou 16 pessoas, entre elas três integrantes de sua equipe, e levou ao cancelamento da expedição. No ano seguinte, quando estava no meio da segunda tentativa de subida, um terremoto de grande magnitude provocou uma nova avalanche, matou 19 pessoas no Campo Base do Everest e deixou Rosier isolado na montanha por três dias, até ser resgatado de helicóptero a 6 (seis) mil metros de altitude. Este foi considerado o pior terremoto ocorrido no Nepal em mais de 80 anos até então.
Com seu espírito tenaz e a obstinação de quem não desiste de realizar seu sonho, Rosier partiu para uma terceira tentativa em 2016, e atingiu o cume da montanha mais alta do mundo às 8h15 do horário local do Nepal no dia 21 de maio (noite de 20 de maio no horário de Brasília). Com esse feito, ele se tornava o primeiro nordestino a escalar o Everest e a completar o projeto dos Sete Cumes (escalar os pontos mais altos de cada continente), iniciado em 2006, no Monte Aconcágua, na Argentina.
A partir dessas experiências, a produção estabelece um paralelo entre os desafios da montanha e os da vida, abordando coragem, tomada de decisões, planejamento, empreendedorismo e a capacidade de transformar possibilidades em resultados.
O longa teve uma sessão especial para convidados no UCI Kinoplex Shopping Iguatemi Bosque, em Fortaleza, não tendo sido exibido no circuito comercial de cinemas. Com a estreia no Canal OFF e a chegada à Globoplay, o documentário ganha agora a primeira oportunidade de alcançar o grande público e apresentar a história inspiradora de Rosier Alexandre.
“Nunca imaginei que minha história poderia virar filme. Para mim sempre foi muito espontâneo ir atrás do meu sonho, planejar, trabalhar e buscar recursos para realizar. Talvez porque eu nunca tenha pensado que estava fazendo algo extraordinário, eu estava apenas tentando chegar um pouco mais longe”, destaca Rosier. “Quando vejo essa história contada no filme, lembro de onde saí, de tudo que precisei enfrentar e de tanta gente que fez parte desse caminho. É muito emocionante pensar que uma trajetória que começou de forma tão simples, no sertão, hoje pode chegar a tanta gente através do cinema”, conclui o montanhista.
“O Engraxate Que Escalou o Everest” é um filme brilhante, não só porque a trajetória do protagonista é rara e impressionante. É um filme necessário, porque mostra que herói mesmo é quem se doa ao sonho do outro, e campeão é quem ama pra valer”, enfatiza o cantor e compositor Oswaldo Montenegro.
Trailer do filme:https://www.youtube.com/watch?v=OhP8GKEUL6c
Sobre Rosier Alexandre
Nascido em um pequeno casebre de taipa em plena caatinga sertaneja, Rosier Alexandre é descendente de agricultores e um sobrevivente das secas do Nordeste. Natural de Monsenhor Tabosa, no Ceará, cresceu em uma família de 10 irmãos e viveu uma infância marcada pela escassez, mas também pela força dos valores familiares. Trabalhou na roça até os 15 anos, foi engraxate e vendedor de frutas.
Mesmo diante das dificuldades, Rosier sonhava com as maiores montanhas do planeta. Ao longo de sua trajetória no montanhismo, realizou o Projeto Sete Cumes, escalando a maior montanha de cada um dos sete continentes. Em 2016, chegou ao cume do Everest, tornando-se o 15º brasileiro e o primeiro nordestino a alcançar o topo da maior montanha da Terra.
Entre seus feitos, também estão o título de primeiro alpinista brasileiro a escalar o Cartstensz, na Oceania, sem auxílio de helicóptero; primeiro alpinista do Norte e Nordeste a escalar o Aconcágua, a maior montanha da Terra fora da Ásia; e primeiro alpinista do Norte e Nordeste a chegar ao topo do Ojos del Salado, o maior vulcão do planeta. Pelo Projeto Sete Cumes, tornou-se ainda o 11º sul-americano, o quinto brasileiro e o primeiro representante do Norte e Nordeste a escalar a maior montanha de cada continente.
A trajetória também foi marcada por situações extremas. Rosier sobreviveu ao maior terremoto do Nepal, a uma avalanche no Everest e a um sequestro na Papua Nova Guiné. As experiências vividas nas expedições passaram a fazer parte de seu trabalho como palestrante, em que compartilha, de forma bem-humorada, aprendizados sobre coragem, planejamento, disciplina, atitude e superação.
Atualmente, divide o tempo entre a família, as palestras e a direção da TBC Consultoria. Em seus encontros com empresas e diferentes públicos, utiliza as experiências das montanhas para mostrar que cada pessoa pode identificar e enfrentar seus próprios desafios, transformando sonhos em objetivos e objetivos em resultados.
Serviço
O Engraxate que Escalou o Everest
Canal OFF
Estreia: 10 de setembro, quinta-feira, às 23hReprises: 11 de setembro, às 17h; e 12 de setembro, às 15h
Globoplay
Disponível a partir de 11 de setembro
Ficha Técnica
Uma produção: @assovioimperialDireção, Dir. de Fotografia e Edição: @ianruasTrilha sonora: @oswaldomontenegro @ianruas @alexandremeurei @hostins_accordeaonAssistência de direção: @micheldubretProdução executiva: @rosieralexandre e @danubiaspereiraProdução: @rachelsousabAssistência de Produção: @fredericolessa e @rodmontenegro_Músicos e intérpretes: @oswaldomontenegro,@madasalles, @chiavazzoli @alexandremeurei @hostins_accordeon, @ianruas, @ nikkibaffaMixagem e masterização: @alexandremeurei
Mais lidas
-
1True Crime
A Morte da Esposa do Pastor: a história real de Mica Miller
-
2Tem filme para todos os gostos!
Vem por aí! 7 estreias imperdíveis nos cinemas em setembro
-
3Queda
Empresário morre após sofrer acidente na área de lazer da própria casa em Palmeira dos Índios
-
4Daniel Fernandes
Geólogo de MT guarda diamantes raros e atrai a ciência
-
5Infarto
Padre de 29 anos é encontrado morto em quarto de hotel





