Brasil
IMA amplia instalação de placas de balneabilidade no litoral alagoano
Equipamentos ajudam banhistas a acompanhar os relatórios divulgados semanalmente pelo órgão
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) iniciou, nesta semana, a instalação de novas placas de balneabilidade por todo o litoral alagoano. Os equipamentos estão sendo distribuídos nos pontos de coleta de água para a realização dos relatórios e também em locais onde há uma maior concentração de banhistas. O intuito é deixar a informação sobre a qualidade das águas das praias e lagunas cada vez mais acessível para a população.
“Através dessas placas, qualquer pessoa, de forma simples, pode acessar os relatórios de balneabilidade dos 60 pontos onde são feitas as coletas de água. Escaneando o QR Code disponível na placa, o usuário pode baixar o APP Nossa Praia e ter, na palma na mão, um mapa de todo o litoral alagoano com os pontos próprios e impróprios para banho”, explicou o gerente de Educação Ambiental, Ykson Emery.
Em Paripueira, a instalação das placas chamou a atenção de um turista uruguaio que veio ao nordeste pela primeira vez. “Para nós turistas, contar com essa informação e saber se a praia está ou não apta é algo muito bom. Está aprovada a iniciativa”, disse Pablo García.
Além da colocação da sinalização em novos trechos, várias placas vandalizadas estão sendo substituídas. Danificar um bem público é considerado crime, previsto no artigo 163 do Código Penal, sujeito à pena de detenção ou multa.
“Estamos substituindo várias placas que foram depredadas, vandalizadas ou arrancadas de seus lugares. Então, a gente faz um alerta para que a população preserve esse equipamento que é muito importante para o meio ambiente e para a saúde pública. A população pode nos ajudar a coibir essas ações através de denúncias tanto no APP IMA Denuncie, como nos canais digitais do IMA Alagoas”, finalizou o gerente.
Acesso à informação
O IMA/AL monitora a qualidade da água de praias e lagunas semanalmente em 60 pontos espalhados pelo estado. As coletas são feitas em locais com maior circulação de pessoas. O resultado das análises é divulgado nos relatórios de balneabilidade, que podem ser acessados pelo site do IMA/AL, no aplicativo Nossa Praia e, também, no perfil @ima.alagoas no Instagram.
Mais lidas
-
1Ah, o amor...
Quem é Noé, namorado da mãe de Eliana, 63 anos mais novo que ela, que chocou jornalista Leo Dias
-
2Luto
Filha de ídolo do CRB é morta a tiros no Poço, em Maceió
-
3Relocamento
Após eleições: Paulo Dantas promove mudanças no comando de duas secretarias de Alagoas
-
4ELEIÇÕES 2026
Alagoas registra maior taxa de abstenção do Nordeste no 1º turno das eleições
-
5Série turca
Para Sempre no Meu Coração: Por que Adem quer destruir os Boran?





