Brasil

Foragido por roubo em Alagoas é preso ao tentar validar diploma de Medicina no Brasil

Condenado a mais de 11 anos, homem foi localizado pela Polícia Federal em Foz do Iguaçu, ao tentar fazer o Revalida

Por Tribuna Hoje com Agências 04/10/2025 17h55 - Atualizado em 05/10/2025 08h43
Foragido por roubo em Alagoas é preso ao tentar validar diploma de Medicina no Brasil
Polícia Federal - Foto: Assessoria

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta sexta-feira (03), um homem condenado por roubo no estado de Alagoas. O foragido, que cumpria pena superior a 11 anos de prisão, foi capturado em Foz do Iguaçu (PR), após uma investigação que revelou seu paradeiro no momento em que tentava regularizar sua situação profissional no país.

De acordo com a PF, o homem havia se formado em Medicina no Paraguai e estava prestes a realizar o Revalida, exame aplicado pelo governo federal para validar diplomas de médicos formados no exterior. Durante a checagem documental e de antecedentes, sua verdadeira identidade foi descoberta, o que levou à sua prisão.

O caso chamou atenção pelo contraste entre a condenação criminal e a tentativa de iniciar uma carreira médica no Brasil. A Polícia Federal informou que o indivíduo foi levado à delegacia da corporação em Foz do Iguaçu e, após os procedimentos legais, teve o cumprimento imediato da pena determinado pela Justiça alagoana.

A operação faz parte do esforço das autoridades para localizar e prender foragidos da Justiça, inclusive aqueles que tentam mudar de estado ou país para escapar da responsabilização.