Brasil

Flordelis tem AVC dentro da cadeia e defesa reage em desespero

Pastora sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na última quinta-feira (18)

Por Uai 19/09/2025 17h49
Flordelis tem AVC dentro da cadeia e defesa reage em desespero
Pastora sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na última quinta-feira (18) - Foto: Reprodução/HBO Max

A ex-deputada federal e pastora Flordelis, de 65 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na última quinta-feira (18), enquanto estava custodiada na Penitenciária Talavera Bruce, localizada no Complexo de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Segundo relatos da defesa, Flordelis chegou a desmaiar e foi encaminhada à UPA instalada dentro do próprio presídio. Após atendimento e estabilização inicial, ela retornou à cela sem o acompanhamento médico adequado, conforme noticiou o jornalista Ullisses Campbell, da coluna True Crime, do jornal "O Globo".

A advogada Janira Rocha, que representa a ex-parlamentar, afirmou que a direção da unidade reconheceu não possuir os recursos necessários para prestar o atendimento adequado ao caso. "Flordelis saiu da UPA ainda passando mal, com fortes dores de cabeça, vomitando e falando com a língua enrolada. Como é que dão alta para uma mulher nesse estado?", questionou a advogada.

Diante da gravidade da situação, Janira informou que vai entrar com um pedido urgente na Vara de Execuções Penais, solicitando que sua cliente seja transferida para um hospital da rede privada.
"A própria unidade já avisou que não tem recursos para tratá-la. Vão esperar que ela morra para tirá-la de lá?", completou.


Histórico judicial e agravamento da saúde


Flordelis cumpre pena de 50 anos de prisão, condenada por envolvimento na morte do marido, o pastor Anderson do Carmo, executado em 2019. Dois dos filhos da ex-deputada, Simone e Flávio dos Santos Rodrigues, também foram condenados pelo assassinato.

Mesmo antes do episódio mais recente, Flordelis já vinha relatando um agravamento do seu quadro de saúde. Em fevereiro, ela enviou uma carta à Justiça na qual escreveu:
"Estou tendo desmaios, dores fortes, minha saúde está se deteriorando a cada dia. Sinto que estou morrendo aqui dentro". O documento também denunciava falhas recorrentes no atendimento médico dentro da penitenciária.

A ex-parlamentar faz uso contínuo de medicamentos controlados como Alprazolam, Quetiapina, Bupropiona e Carbamazepina, prescritos para o tratamento de condições como ansiedade, depressão, transtornos de humor e convulsões. Pessoas próximas, incluindo familiares e amigos, afirmam que ela tem sofrido episódios frequentes de vômitos, convulsões e desmaios.

O atual namorado de Flordelis, Allan Soares, que esteve com ela recentemente, também demonstrou preocupação com seu estado de saúde: "Se não fizerem alguma coisa rapidamente, Flordelis vai morrer na penitenciária", declarou ao blog.