Brasil

Inscrições para fundo de inovação ao jornalismo do Projor vão até 13 de setembro

Programa, que agora mira soluções baseadas em inteligência artificial para redações jornalísticas, está recebendo propostas de veículos e coletivos de todo o Brasil

Por ANJ 29/08/2025 22h29 - Atualizado em 29/08/2025 23h10
Inscrições para fundo de inovação ao jornalismo do Projor vão até 13 de setembro
Codesinfo - Foto: Ilustração

O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) mantém abertas, até 13 de setembro, as inscrições (neste link - https://mkt.anj.org.br/go/75dc...) para a edição deste ano do Codesinfo – Fundo de Inovação para o Jornalismo, realizado em parceria com a Google News Initiative (GNI). O programa, que agora mira soluções baseadas em inteligência artificial para redações jornalísticas, está recebendo propostas de veículos e coletivos de todo o Brasil.

Em sua nova fase, o Codesinfo tem como prioridade impulsionar o uso de inteligência artificial no jornalismo brasileiro. Organizações elegíveis — veículos de comunicação legalmente constituídos e listados no Atlas da Notícia — poderão submeter projetos inovadores que utilizem a IA para o desenvolvimento de aplicações capazes de ajudar a melhorar a dinâmica das redações, aprimorar produtos digitais e ampliar a colaboração e o intercâmbio de conhecimento no setor.

O objetivo é fomentar iniciativas que transcendem os modelos tradicionais de produção editorial, privilegiando ferramentas originais, processos automatizados, novas aplicações de dados e soluções abertas que possam ser replicadas pela comunidade jornalística nacional.

Cada projeto selecionado receberá até R$ 160 mil para seu desenvolvimento ao longo de sete meses, além de mentoria personalizada com especialistas. Podem se candidatar veículos jornalísticos brasileiros, individualmente ou em colaboração com grupos de pesquisa, pesquisadores, professores, estudantes e coletivos da área — desde que vinculados a um veículo listado no Atlas da Notícia.

O regulamento completo está disponível no site do Codesinfo, por meio deste link - https://mkt.anj.org.br/go/75dc....

Como participar

Os projetos devem apresentar uma descrição clara da solução proposta, indicar como a IA será empregada em benefício dos processos no jornalismo digital, além de orçamento, cronograma e plano de compartilhamento das soluções para a comunidade. Cada proponente pode inscrever quantos projetos quiser. Não são aceitos projetos que consistam apenas em produção de conteúdo editorial, aquisição de softwares prontos ou manutenção de projetos já contemplados em edições anteriores. A seleção será feita em duas etapas: triagem de inscrições e avaliação detalhada das propostas, incluindo entrevistas e envio de planos de trabalho. A divulgação dos selecionados ocorrerá em 13 de outubro de 2025.

Impacto e compartilhamento

Ao final, todas as soluções desenvolvidas deverão ser compartilhadas abertamente, em formato de relatórios, sessões públicas e, quando aplicável, códigos-fonte publicáveis, para estimular o avanço coletivo e a adoção de boas práticas em IA no jornalismo brasileiro.

"Ao estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para o jornalismo brasileiro, o Codesinfo se consolida como um espaço singular de experimentação e aprendizagem coletiva", afirma Sergio Lüdtke, presidente do Projor. Segundo ele, este tipo de apoio mobiliza profissionais e organizações para criar, compartilhar e aprimorar ferramentas originais capazes de fortalecer a apuração, a edição e a distribuição de notícias em um cenário cada vez mais permeado por inteligência artificial.

Marco Tulio Pires, líder da GNI no Brasil, ressalta que o Codesinfo não só incentiva o surgimento de novas tecnologias, mas também fomenta comunidades de prática essenciais para a evolução do ecossistema jornalístico brasileiro. "Acreditamos que a troca aberta de conhecimento, métodos e soluções é fundamental para que as redações possam aproveitar todo o potencial da IA, respondendo de forma ágil aos desafios atuais e futuros do jornalismo digital", diz.