Brasil
Pão de Açúcar se prepara para a 1ª Expoçúcar, evento que une agronegócio, cultura e economia local
O evento tem como principal objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais, como a bovinocultura de leite e a ovinocaprinocultura
A cidade de Pão de Açúcar/AL, está pronta para a sua primeira edição da Expoçúcar, um evento que promete movimentar o município e valorizar a produção rural e a cultura local. De quinta a sábado da próxima semana, a antiga AABB será o palco de uma programação diversa, com torneios, palestras, feira de agricultura familiar e apresentações culturais.
O evento tem como principal objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais, como a bovinocultura de leite e a ovinocaprinocultura, e abrir portas para os pequenos negócios. A Expoçúcar reunirá produtores rurais, criadores e empreendedores da região, além de atrair visitantes de estados vizinhos, como Sergipe e Pernambuco, que participarão do Torneio Leiteiro de Caprinos.
Destaques da Programação
Durante os três dias de feira, o público poderá aproveitar a Feira de Agricultura Familiar e Economia Criativa, com uma variedade de produtos típicos e artesanais, além de uma praça de alimentação, atividades para crianças e shows musicais todas as noites.
Entre os eventos simultâneos que acontecerão, estão:
3º Torneio Leiteiro de Bovinos: com categorias para profissionais e agricultores familiares.
1º Torneio Leiteiro de Caprinos: que promete atrair criadores de toda a região.
1º Encontro dos Apicultores de Pão de Açúcar.
2º Encontro das Mulheres Rurais de Pão de Açúcar.
Exposição e comercialização de ovinos.
Palestras e oficinas
para competidores e tratadores.
O papel da Expoçúcar no desenvolvimento local
O secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Wellington Guimarães, destacou que a Expoçúcar "nasce com o objetivo de valorizar o agricultor familiar e mostrar que o nosso município tem força produtiva, inovação e potencial para se tornar referência na região." Segundo ele, a iniciativa busca aproximar o produtor de conhecimento, tecnologias e mercado, gerando renda e fixando o homem no campo.
Para o prefeito Jorge Dantas, o evento vai além do setor agropecuário. "Estamos construindo uma gestão que valoriza nossas raízes e investe em quem move a nossa economia. A Expoçúcar é um marco para Pão de Açúcar, porque além de estimular a produção rural, abre espaço para geração de emprego, renda e turismo, fortalecendo a identidade cultural do nosso povo", afirmou.
A realização do evento é da Associação de Desenvolvimento Comunitário Nossa Senhora da Saúde, do Sítio Soares. A associação, que foi fundada em 2005 e é presidida por Maria Selma, é considerada uma referência de resistência e esperança, mostrando o poder das pequenas iniciativas para gerar grandes impactos.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
4Homicídio
Homem é executado a tiros dentro de caminhonete na Serraria
-
5É hoje!
'Vale Tudo': veja quem é quem na nova novela da TV Globo