Brasil

Contrato de casamento vira tendência e ganha força com reprise de "Vale Tudo"

Plataforma jurídicas digitais, como a Rocket Lawyer, registram aumento na busca por acordos personalizados entre casais

Por Assessoria 13/08/2025 12h21
Contrato de casamento vira tendência e ganha força com reprise de 'Vale Tudo'
Formulário de preenchimento - Foto: Divulgação

A reprise da novela Vale Tudo, clássico da teledramaturgia brasileira, trouxe de volta à pauta uma discussão que nunca sai de moda: até onde vai o amor e onde começa o contrato? A emblemática cena em que Maria de Fátima assina um contrato de casamento em busca de segurança financeira voltou a chamar atenção para uma prática que, hoje, está cada vez mais comum — e moderna. Estamos falando dos contratos de casamento personalizados, que vêm se consolidando como uma forte tendência entre casais que desejam alinhar expectativas e proteger seu patrimônio.

Plataformas como a Rocket Lawyer, especializada em soluções jurídicas digitais, têm observado um aumento significativo na busca por esse tipo de documento, que vai muito além do regime de bens tradicional. “O contrato de casamento deixou de ser um tabu e passou a ser um instrumento de diálogo e planejamento. Ele pode prever questões patrimoniais, mas também aspectos práticos da convivência, como decisões sobre moradia, finanças e até planos futuros em caso de separação”, explica Michel Cury, advogado e Diretor Executivo da Rocket Lawyer Latam.

Ao contrário do que se pensava há alguns anos, hoje muitos casais veem o contrato como um ato de maturidade emocional e financeira. Especialmente entre pessoas que já tiveram outros relacionamentos ou que estão constituindo famílias em idades mais avançadas, o documento surge como uma forma de garantir segurança e respeito mútuo.

Além disso, com a popularização das plataformas jurídicas digitais, o processo de elaboração do contrato ficou mais simples e acessível. Na Rocket Lawyer, por exemplo, é possível criar documentos personalizados online, com linguagem acessível e o apoio de especialistas jurídicos.

“Com a ajuda da tecnologia, desburocratizamos o acesso à informação jurídica. Os casais conseguem entender seus direitos e deveres de forma clara, o que evita conflitos no futuro e fortalece os vínculos já na largada da vida a dois”, complementa Cury.

A influência cultural de novelas como Vale Tudo ajuda a trazer à tona temas que refletem a vida real. E, neste caso, mostra como o amor e o bom senso jurídico podem caminhar lado a lado. Afinal, quem disse que romantismo e responsabilidade não podem andar juntos?