Brasil

Furou fila? Secretaria da Saúde se pronuncia sobre órgãos doados ao apresentador Fausto Silva

Faustão passou por dois transplantes na semana passada; entenda

Por Uai 11/08/2025 17h45 - Atualizado em 11/08/2025 17h55
Furou fila? Secretaria da Saúde se pronuncia sobre órgãos doados ao apresentador Fausto Silva
Furou fila? Secretaria da Saúde se pronuncia sobre órgãos doados a Faustão - Foto: Reprodução/Band

A rapidez com que Faustão recebeu dois órgãos em um intervalo de apenas dois dias, um fígado em 6 de agosto e um retransplante renal em 7 de agosto, gerou questionamentos nas redes sociais.

Procurada pelo Extra, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo afirmou que todos os procedimentos seguiram estritamente os critérios legais previstos para casos de urgência.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o apresentador foi inscrito em maio de 2025 para transplante duplo de fígado e rim, após apresentar insuficiência hepática e renal.

“Recentemente, o paciente F. S. apresentou insuficiência hepática e renal sendo inscrito em maio de 2025, para transplante duplo, fígado/rim, e foi transplantado no dia 6 de agosto, seguindo os critérios de gravidade estabelecidos para este órgão”, informou o órgão.

A Central relembrou ainda o histórico de cirurgias de Faustão na fila de transplantes. Em agosto de 2023, ele recebeu um coração, conforme a prioridade definida para esse tipo de cirurgia.

Já em fevereiro de 2024, foi submetido a um transplante de rim, após complicações renais, também obedecendo à prioridade prevista em lei para pacientes transplantados e candidatos a outro órgão.

Segundo a Secretaria, a ordem na fila considera fatores como gravidade do quadro clínico, ordem de inscrição, disponibilidade do órgão e inexistência de tratamentos alternativos.

Com prioridade para situações de risco de morte, o órgão reforça que todos os transplantes realizados em Faustão seguiram os parâmetros legais.

Entenda

Fausto Silva, 75, está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde 21 de maio, em decorrência de uma infecção bacteriana aguda.

De acordo com boletim médico divulgado na noite desta quinta-feira (7), o quadro do apresentador foi classificado como sepse — condição grave que pode levar à falência de órgãos e representar risco de morte.

Após mais de dois meses de internação, Faustão foi submetido, nesta quarta-feira (6), a dois novos procedimentos: um transplante de fígado e um retransplante renal, este último já previsto há um ano.