Brasil
Chuva com granizo cobre ruas de SC com 'bolas' de gelo e cidades decretam situação de emergência
Estado está em alerta vermelho para as chuvas, que começaram no Oeste, e seguem para os Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral ao longo do dia. Alerta vale até as 20h desta quinta

Um temporal com granizo e fortes ventos atingiu cidades do Oeste e do Meio-Oeste de Santa Catarina entre a noite de quarta (4) e madrugada desta quinta-feira (5). Telhados de casas e galpões ficaram danificados, e ruas foram cobertas pelas 'bolas' de gelo. Ibiam e Fraiburgo decretam situação de emergência.
🌧️ As ocorrências são provocadas por uma frente fria que deixa o tempo instável em várias regiões. O estado está em alerta vermelho para as chuvas, que começaram no Oeste e seguem para os Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral ao longo do dia. O alerta vale até as 20h desta quinta.
Ao todo, 16 municípios catarinenses notificaram a Defesa Civil sobre ocorrências relacionadas aos temporais, com 713 residências diretamente atingidas até o início desta tarde.
O município de Ibiam, localizado no Meio-Oeste, foi o mais gravemente atingido. Cerca de 200 residências e outras edificações foram danificados. O município decretou situação de emergência e mobilizou as forças de segurança para recuperar os serviços essenciais. Imagens mostraram o granizo caindo (assista maus acima).
Em Fraiburgo, a prefeitura também decretou situação de emergência após os intensos temporais registrados. A chuva atingiu todo o território do município e provocou prejuízos, principalmente devido à quebra das coberturas das edificações.
Na cidade de Videira, 300 casas foram afetadas por conta do granizo. O município de Joaçaba também registrou estragos e a administração municipal solicitou ajuda à Defesa Civil. A cidade de Herval d'Oeste também registrou estragos.
Temporais na tarde de quarta
Na tarde de quarta, um vendaval de aproximadamente dois minutos causou destelhamentos de casas e estabelecimentos comerciais e deixou imóveis sem energia elétrica em São Miguel do Oeste.
O município informou que os ventos foram pontuais e atingiram principalmente o bairro São Luiz, por volta das 15h. Não houve feridos.
⚠️ As áreas em vermelho no mapa indicam potencial elevado para tempestades severas, especialmente nas cidades próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. A informação é da Defesa Civil.
Recomendações da Defesa Civil
Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
Em caso de ventos fortes, evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia;
Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Mais lidas
-
1Hiper Bompreço
Espaço de antigo hipermercado em Maceió pode ser revitalizado
-
2Nesta quarta-feira (13)
Maceió: 15 bairros podem ficar sem água durante manutenção no Sistema Pratagy
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
51º do Brasil
Alagoas vai estocar gás natural no subsolo